Alemanha é o 2.º destino turístico eleito pelos europeus pelo 9.º ano consecutivo

Alemanha é o 2.º destino turístico eleito pelos europeus pelo 9.º ano consecutivo

Categoria Destinos, Explore

A Alemanha é o segundo destino turístico eleito pelos europeus, pelo 9.º ano consecutivo, e a duração das estadias tem vindo a aumentar. Os portugueses também viajam mais para o país, sobretudo para Berlim e para a Baviera (e a sua capital, Munique) e têm descoberto novas cidades, como Bremen. Todas merecem uma visita por estes dias, tal como Hamburgo ou Leipzig: aqui, cidades e verão combinam na perfeição.

Pelo 9.º ano consecutivo, em 2018 Alemanha foi o segundo destino turístico preferido dos europeus, com 59 milhões de viagens (em primeiro lugar surge a Espanha, com 66,5 milhões e em terceiro lugar França, com 44 milhões; fonte DZT/WTM, IPK 2019). Portugal também contribui para este sucesso.

Estes dados foram revelados na 45.ª edição do Germany Travel Mart, feira que decorreu em Wiesbaden e contou com a participação de cerca de 500 representantes da indústria do turismo oriundos de 51 países.

O número de dormidas de turistas estrangeiros também aumentou, pelo 9.º ano consecutivo: + 4,5%, num total de 87,7 milhões. Destacam-se os turistas europeus, com 64,1 milhões de dormidas, o que corresponde a um aumento de 4,6%.

Portugal tem contribuído para esse crescimento: de 2011 a 2018 houve um aumento do número de dormidas que representa quase 70%. Dos destinos preferidos dos portugueses destacam-se a Baviera, com 98.260 dormidas em 2018, sobretudo na sua capital, Munique; e Berlim, com 90.892 dormidas. E os portugueses têm vindo a descobrir outros destinos, como Bremen, que teve um aumento de dormidas de 58%.

A maioria dos viajantes europeus escolheu a Alemanha para passar férias: 57% em 2018, tendo aumentado 6,1% face ao ano anterior. Viagens de negócios representaram 22%. Os turistas europeus optam cada vez mais por estadias mais longas (4 ou mais noites), que aumentaram 7,6%. Estadias de curta duração (até 3 noites) aumentaram 4%.

Outros dados apresentados revelam que a Alemanha se encontra em:

  •  1.º lugar como destino de city break para os europeus;
  • 1.º lugar como destino cultural para os europeus;
  • 2.º lugar na Europa como destino internacional para viagens de luxo.

A tendência de crescimento da Alemanha como destino turístico deverá manter-se nos próximos anos, podendo atingir 121,5 milhões de dormidas em 2030, na grande maioria (73%) de turistas europeus.