Alemanha quer promover o turismo sustentável e traz sugestões para todos os gostos

O Turismo da Alemanha esteve esta quinta-feira, 4 de maio, no Palácio de Tancos, em Lisboa, a apresentar à imprensa os números/resultados de 2022 e as apostas para o ano corrente.

Depois de apontar que o ano passado foi um bom passo para a recuperação do turismo em território alemão, com os turistas portugueses a gastaram mais dinheiro, Ulrike Bohnet, diretora da associação para Portugal e Espanha, perspetivou que 2023 continuará num caminho semelhante.

 “Together we care”

A primeira novidade é a promoção do turismo sustentável, com a iniciativa “Together we care”, na ótica de juntar todos os players do setor, desde hotéis aos serviços de rua, para aderirem a um estilo de turismo que vai de encontro aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Com base neste princípio, o Turismo da Alemanha prevê que as pessoas viagem menos, mas que fiquem por mais tempo e a isso acresce o vídeo promocional “Embrace German Nature”, para chamar os turistas para os alojamentos sustentáveis certificados, desde ecocamping a hotéis de estrelas. Além disso, a associação disponibiliza online uma ferramenta que permite ao turista calcular a sua pegada de carbono.

A oferta alemã

A Alemanha ainda parece ser um destino muito pensado para visitar familiares que lá vivam ou fazer um transbordo, mas na realidade o território tem muito mais para oferecer.

A responsável do Turismo da Alemanha ressaltou que o país dispõe de 51 lugares que são considerados Património da Humanidade da UNESCO, além de que há inúmeras possibilidades de combinar o destino citadino com a parte rural e a cultura com a história e o lazer.

É por isso que este ano a associação apresenta oito rotas, que podem ser feitas com guia ou de forma independente, estando delineadas no site:

  • Rota 1: Energia e Estética
  • Rota 2: Paisagens selvagens e jardins reais
  • Rota 3: Romanos, cavaleiros e sereias
  • Rota 4: Cidades hanseáticas e brisa marinha
  • Rota 5: Romantismo e suas facetas
  • Rota 6: Desacelerar corpo, mente e alma
  • Rota 7: Da Idade Média ao futuro
  • Rota 8: Estilo de vida judaico e reforma cristã

Além disso, o Turismo da Alemanha reforça o seu património imaterial, como os eventos, festividades e gastronomia, ficando a curiosidade que só no país existem registadas 3.189 especialidades de pão.

Já para o próximo ano, a associação quer tentar combinar estas propostas com a chegada do Euro 2024, um dos maiores eventos de futebol no continente, que se inicia em junho, em Munique, e termina em julho, com a final em Berlim, passando por 10 cidades, onde os turistas poderão combinar bola, comida, história e cultura.

Por redação Ambitur

Leia mais aqui:

Portugueses gastaram mais dinheiro na Alemanha em 2022