Alentejo, Centro e Estremadura unem esforços na ITB China

O Alentejo, o Centro e a Estremadura vão marcar presença na ITB China, que se realiza de 16 a 18 de maio em Xangai, enquanto elementos da Eurorregião Alentejo-Centro de Portugal-Estremadura (Euroace), para aumentarem a sua atratividade junto do mercado asiático.  Pela primeira vez, Portugal e Espanha estarão representados no stand do Turismo de Portugal com uma mesa de negócios.

Segundo o diretor geral da Turismo da Extremadura, “a China constitui o mercado de viagens mais importante do mundo”. Em 2017, o país gerou 136 milhões de visitas, porém estima-se que este número venha a fixar-se em 222 milhões em 2025, afirmou Francisco Martín Simón, que falava durante uma reunião da Comissão de Turismo da Eurorregião Euroace, realizada à margem do 5.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que termina hoje na Guarda.

Ainda de acordo com o responsável, a Eurorregião totalizou praticamente cinco milhões de turistas, além de 10 milhões de dormidas, em 2017. Verificou-se ainda um aumento do emprego nas três sub-regiões com a criação de 91 mil empregos, aos quais pretendem somar nove mil novos postos de trabalho.

Na ITB China têm agendadas mais de 20 reuniões de trabalho com os principais operadores turísticos da China. “Temos de seduzir os chineses de que o paraíso existe e que está na Eurorregião”, sublinhou Francisco Martín Simón.

Também o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, frisou a importância desta estratégia transfronteiriça na área do turismo, nomeadamente no mercado chinês. E foi mais longe: “A China não reconhece os países da Europa”, pelo que “aí tem sentido juntar as nossas forças”.

Na ocasião, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, revelou que o projeto teve como principal instrumento financiador uma candidatura a fundos comunitários no valor de três milhões de euros.

Em 2018, estas três regiões vão participar num evento gastronómico em Bruxelas, em encontros “Meet Portugal em Espanha” e “Meet Espanha em Portugal”, além de um roadshow nos Estados Unidos. Assinala-se ainda a candidatura ao programa INTERREG V-A Espanha-Portugal.