Alentejo de gala para 6.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão

Alentejo de gala para 6.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão

Categoria Agenda, Inside

Depois de elevar a fasquia com mais de 40 concertos em Portugal e Espanha, o cenário magnífico proporcionado pela vila e região de Marvão recebe a 6.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM), entre os dias 19 e 28 de julho de 2019.

De acordo com a organização, a  6.ª edição do FIMM conta, novamente, “com artistas de classe mundial e que habitualmente não vêm a Portugal, e a organização conta ultrapassar, pela primeira vez, a barreira dos 8.000 visitantes”. A Orquestra de Câmara de Israel (em estreia no nosso país), Plural Ensemble (Madrid), Teresa Salgueiro, Filipe Pinto-Ribeiro, entre muitos outros, reúnem-se em Marvão com os anfitriões e diretores artísticos, a soprano Juliane Banse e o maestro Christoph Poppen, numa edição com participação recorde de artistas Portugueses.

“O FIMM, Marvão, os marvanenses e o público surpreendem-nos a cada edição que vivemos. Para a 6.ª edição apresentamos um programa ainda mais emocionante, no qual se inclui a estreia do Coro do Festival de Marvão, para uma performance de ‘Carmina Burana’, em que convidamos todos a juntarem-se a nós”, destaca o maestro Christoph Poppen, diretor artístico do FIMM.

Para Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão, “o Festival Internacional de Música de Marvão tem vindo a afirmar-se como um dos eventos de referência do município, promovendo Marvão e toda a região nos quatro cantos do mundo. Este cenário absolutamente maravilhoso é palco de concertos e momentos fantásticos, enchendo a vila e todo o município de vida.” Aproveitando para deixar o convite para a próxima edição, “deixamos o convite para que encham Marvão com a vossa presença, para assistirem a concertos fantásticos em cenários magníficos e aproveitando para descobrir a beleza e as várias atividades que o nosso município proporciona.”

Entre os vários destaques, a Gala de Abertura BPI “la Caixa” vai contar com a soprano Juliane Banse, o violoncelista Aurélien Pascal, o trompestista Felix Klieser e a Orquestra de Câmara de Colónia, com direção do maestro Christoph Poppen. O Concerto Ageas batiza a primeira atuação da Orquestra de Câmara de Israel em Portugal. E o Concerto Galp “Carmina Burana”, na Cidade Romana de Ammaia, marca a estreia do Coro do Festival de Marvão, cujas candidaturas decorrem até 30 de abril no site oficial do FIMM. Este Coro nasce no seguimento do sucesso alcançado pela Marvão Festival Orchestra, a orquestra do festival de Marvão, formada por músicos profissionais, estudantes de música e amadores de nível avançado, que recebeu em 2018 mais de 150 candidaturas de participantes de todo o mundo, incluindo Rússia e Kosovo, Estados Unidos da América, Brasil e México.

O 6.º FIMM vai ter ainda ligação gratuita Lisboa-Marvão para transporte de público e o espaço para crianças “Coração Delta”, onde os pais poderão deixar os mais pequenos com tranquilidade, enquanto assistem aos concertos. Para o público em geral está também disponível a aplicação móvel para Android e iOS com programa, informações e funcionalidades úteis.

Este festival conta com o apoio dos mecenas Anja Fichte Stiftung, BPI | Fundação “la Caixa” e Ageas. Além do apoio de Portugal Sotheby’s, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Galp.

Na última edição, cerca de 7.500 visitantes assistiram aos 10 dias de programação nos concelhos de Marvão, Portalegre e Valencia de Alcântara (Espanha) e, pela primeira vez, também de Castelo de Vide. O Festival registou uma participação recorde de artistas portugueses, entre os mais de 300 artistas de mais de 20 nacionalidades presentes.