Alentejo em destaque no New York Post e na National Geographic

Ao longo deste ano o Alentejo tem vindo a ser alvo de elogios por parte da imprensa internacional, nomeadamente pelo New York Post – que diz que Portugal é a Califórnia da Europa -, e pela National Geographic que refere que o nosso país é um dos melhores destinos para observar estrelas.

O New York Post destacou a região através do título “Surf-and-wine-happy Portugal is the California of Europe – but cheap!”. O jornalista refere que é difícil não se apaixonar pelo Alentejo com a sua paisagem marcada por oliveiras, sobreiros e vinhas, elegendo o hotel São Lourenço do Barrocal como um dos expoentes máximos do destino.

Já a National Geographic coloca o destino entre os sete melhores lugares no mundo para observação de estrelas (stargazing). Os projetos de astroturismo que se estão a desenvolver em torno do Lago Alqueva e a variada oferta ao nível do turismo rural são apontados como fatores diferenciadores do destino, a par, como é óbvio, das condições para observação das estrelas.

“A Agência de Promoção Turística do Alentejo tem vindo a apostar numa política de promoção internacional do destino assente no convite e organização de inúmeras ‘press trips’, não só em meios mais especializados e ligados a temáticas como o turismo ativo ou de natureza como nos generalistas”, salientou o presidente da entidade, Vítor Silva.

Ao longo do ano Portugal foi recebendo outras distinções internacionais, nomeadamente da CNN, que elegeu o Alentejo como uma das 15 melhores rotas de vinhos do mundo; do portal americano MSN, que considerou a região de Reguengos de Monsaraz como um dos oito locais mais românticos; e ainda o Financial Times, que dedicou três paginas à região.