Novo operador agrega ofertas únicas do Alentejo no mundo

É um projeto recente, mas com uma grande ambição: criar a maior rede de oferta organizada e integrada de todo o turismo alentejano, potenciando o seu negócio e trazendo à região mais turistas estrangeiros.

Em entrevista ao Ambitur.pt, Jorge Nunes, diretor executivo da empresa, explica que a ideia nasce de um projeto seu antigo, mas ganha forma no Congresso Internacional de Turismo Rural do ano passado, no qual o responsável se apercebeu da enorme lacuna da região em”articular a oferta”. “O Alentejo é uma região extremamente dispersa onde a articulação e o trabalho em parceria se torna difícil, acrescentando a isso o facto do turismo em ambiente rural ocupar uma grande fatia da oferta e muitas dessas unidades não terem mecanismos de promoção que noutros contextos são importantíssimos para alavancar os negócios deste tipo de empresas”, afirmou.

Assim, e numa primeira fase, a empresa vai-se centrar ” na construção de pacotes temáticos e exclusivos”, que apenas poderão ser adquiridos através da agência. Estarão divididos por categorias, contemplando sempre a alimentação, as atividades e a dormida, “que será sempre de mais do que uma noite, com o objetivo de alargar as permanências e poder abranger mais atividades”. Segundo o responsável, “existe a possibilidade de personalização de pacotes, bem como a criação de programas mais específicos, especialmente no caso de grupos internacionais”. O operador utilizará “um sistema único e inovador de gestão integrada” e disponibilizará um “sistema de acompanhamento ao cliente em todas as fases do processo, desde a compra do pacote, à utilização dos vouchers e na relação com as unidades fornecedoras dos serviços”.

Afirmando estarem já fechadas parcerias com três operadores internacionais de continentes diferentes, Jorge Nunes acrescenta que o Alentejo Exclusive “tem uma estratégia definida com apoio do Turismo de Portugal e muito personalizada de encontro às necessidades de cada mercado, nomeadamente, Europa Central, Península Ibérica e Reino Unido”.

A longo prazo, o Alentejo Exclusive pretende alargar a sua operação às restantes regiões de Portugal. O objetivo passa ainda por “avançar para criação de espaços físicos da marca no estrangeiro, onde os potenciais clientes possam sentir o ambiente, os cheiros a cultura e a gastronomia do território, de forma a aliciar a compra de pacotes com estadia e atividade por cá”, conclui.