Alentejo ganha novo projeto de turismo rural no início de 2026

No coração do Baixo Alentejo, entre o Rio Sado e as planícies de Ourique, renasce a Herdade da Torre Vã, um projeto de turismo rural de cinco estrelas que une história, sustentabilidade e inovação. Propriedade secular de referência, outrora descrita como a exploração agrícola mais bem montada do Baixo Alentejo, a Torre Vã reabre no primeiro trimestre de 2026 como um Hotel Rural de cinco estrelas, símbolo do novo luxo consciente português.

Fruto da visão da Turivã – Inovação na Agricultura e Turismo, S.A., empresa do Grupo SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, o projeto alia a reabilitação cuidada do património histórico e arquitetónico à valorização agrícola e ambiental de 54 hectares de paisagem alentejana, mantendo viva a identidade da herdade e das suas gentes.

“A Herdade da Torre Vã representa o equilíbrio entre a memória do passado e a visão de um futuro que se renova. Este projeto reflete a nossa visão de um turismo consciente, que gera valor económico, social e ambiental para o Baixo Alentejo e para o país. Ao reabilitar este património singular, procurámos criar um modelo de desenvolvimento que una a tradição agrícola e a identidade do território à inovação, à ciência, à criatividade e a um serviço de excelência que honre o espírito do Alentejo”, afirma o Professor Augusto Medina, Presidente do Grupo SPI.

Um destino de natureza, cultura e inovação

O Hotel Rural da Torre Vã ocupa o edifício central datado de 1872, preservando o traçado original e reinterpretando a arquitetura alentejana com assinatura contemporânea dos arquitetos João Mendes Ribeiro e André Tavares. O hotel irá dispor de 21 quartos duplos no seu núcleo central e uma oferta complementar de 12 Casas da Herdade (5 T1 e 7 T2): moradias independentes com piscina privativa, distribuídas organicamente pela paisagem envolvente.

A Herdade integra também um conjunto de infraestruturas e experiências pensadas tanto para os hóspedes que procuram uma vivência autêntica da cultura do Alentejo, como para empresas, profissionais e criativos que valorizam espaços corporativos inovadores na quietude da paisagem alentejana:

  • Restaurante de cozinha regional contemporânea, com produtos locais e provenientes da própria horta, com espaço interior e esplanada;
  • Bar, salas de lazer e sala de jogos;
  • Adega, loja e espaço de provas dedicados ao enoturismo;
  • Spa sensorial ao ar livre, imerso em horto e pomar;
  • Innovation Hub, centro polivalente equipado com tecnologia de vanguarda para reuniões, eventos e residências criativas, exposições e concertos, composto por espaço interior e zona exterior;
  • Picadeiro e cavalariças, court de ténis e piscina exterior “infinity pool”.

A envolvente agrícola preserva a autenticidade do território: 6 hectares de vinha, 1,2 hectares de olival, 1 hectare de amendoal, 1 hectare de jardim e pomar e 27 hectares de montado, num modelo de produção que reforça o elo entre o turismo e a terra.

Sustentabilidade e excelência

A Herdade da Torre Vã foi concebida tendo por base o compromisso firme com a eficiência energética, a economia circular e a preservação ambiental.

Com uma equipa altamente qualificada e um serviço personalizado, a unidade pretende promover um conceito de luxo simples e autêntico, em que o tempo desacelera e a natureza dita o ritmo: um tributo à essência alentejana.

Entre tradição e futuro

Mais do que um hotel, a Herdade da Torre Vã propõe-se ser um destino de experiências — um espaço onde a tradição agrícola se cruza com a criatividade contemporânea, onde o vinho, o azeite e a gastronomia dialogam com a arte, o design e a inovação.

Integrado na rede de projetos de desenvolvimento territorial e científico do Grupo SPI, o empreendimento pretende posicionar-se como referência internacional em turismo rural regenerativo, procurando contribuir para o reforço do estatuto do Alentejo como destino de excelência e responder a uma procura crescente por experiências ligadas à sustentabilidade e ao espaço rural.