Alentejo investe mais em Espanha

O ano de 2022, faltando contabilizar o mês de dezembro, regista uma pequena quebra de 2% em relação ao mercado espanhol para o Alentejo, comparativamente com 2021. Atendendo a que o primeiro trimestre de 2022 praticamente não teve procura turística, ainda devido à pandemia, “não ficamos descontentes com estes resultados”, indica Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. O mercado espanhol é o mais importante para a região a nível internacional, representando 20%.

Realça o entrevistado que, numa colaboração entre a ARPTA e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que também tem competências promocionais nas regiões transfronteiriças, houve o estabelecimento e implementação do plano anual de promoção nos permitiu um incremento da dotação em 50% para este mercado, que se manterá em 2023. “Apostamos, neste sentido, muito nos canais online, porque o mercado espanhol para nós não é intermediado”, indica ainda Vítor Silva.

As expectativas para 2023 são positivas. Em termos de volume, o responsável acredita que a região tem condições para crescer no mercado espanhol. Há alguns desafios pois, à semelhança de outros setores, o turismo vive de fatores que não controla, como a insegurança motivada pelo conflito no Leste da Europa, o que se passa na China ao nível da Covid e a falta de mão-de-obra. “Mas o turismo está habituado a navegar por mares alterosos, chegando sempre a bom porto”, acrescenta o presidente da ARPTA.

Recorde-se que 2022 terá sido o melhor ano turístico para o Alentejo, com uma ligeira subida ao nível do alojamento e uma subida superior a 25% nos proveitos.

Por Pedro Chenrim, na Fitur, em Madrid.