Alentejo na Fitur (II) com António Lacerda

A caminho de mais uma edição da Fitur, em Madrid, Ambitur ouviu alguns empresários do Turismo do Alentejo sobre o que esperam este ano da feira. Também António Lacerda, diretor executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, quis deixar o seu contributo, partilhando alguns dos seus objetivos e preocupações.

Quais as expectativas com que encara a sua presença na FITUR?

Como é sabido, o mercado de Espanha para o Alentejo ainda não voltou aos níveis pré pandemia, ainda que a nossa projeção nos indique que no final de 2022 o desvio seja residual.

Sendo historicamente o mais importante mercado externo para o Alentejo, facto para o qual muito contribui o fator proximidade, bem como o trabalho consistente que ali temos vindo a desenvolver, exige de nós a maior das atenções e também a dotação mais significativa do nosso orçamento, quando comparado com o investimento que efetuamos noutros mercados.

Esta deslocação ao mercado no quadro da FITUR e na companhia de uma Missão Empresarial visa estabelecer novos acordos com aqueles parceiros que se têm vindo a revelar como sendo os que mais contribuem para as vendas que beneficiam o Alentejo, nomeadamente no que respeita às OTA’s.

Queremos com elas analisar a melhor forma de atingirmos os nossos públicos alvo, definir a conveniente calendarização das campanhas, evitando sobreposições entre OTA’s e entre os demais destinos Portugueses, potenciando assim a nossa capacidade de investimento.

O mercado espanhol é importante para a vossa região?

Como já o referimos, historicamente é o mais importante mercado externo para o Alentejo e esperamos conseguir que não só recupere os valores pré pandemia, como os ultrapasse em 2023, desenvolvendo para isso um trabalho ainda mais focado, com mensagens e produtos específicos para cada perfil de cliente e para cada altura do ano.

O que o Alentejo tem de melhor para mostrar ao mercado espanhol? O que não perder a quem visita a vossa região?

Felizmente o Alentejo é um mosaico diversificado de produtos turísticos, todos eles com excelente aceitação junto do mercado de Espanha.

Desde os produtos de outdoor, onde pontificam o Walking, Cycling e Surf, mais vocacionados para clientes mais jovens, até à exclusividade da nossa gastronomia, dos vinhos e das experiências vínicas, passando pelo elevado padrão de qualidade dos serviços que aqui podem usufruir, tudo isso o Alentejo tem e, também, tudo isso começa a ser bem conhecido do outro lado da fronteira.

Quais as apostas do Alentejo este ano?

Não sendo propriamente uma novidade, pois é já tónica dominante no nosso trabalho desde há alguns anos, o nosso foco é conseguir que toda a presença do Alentejo em Espanha esteja muito ligada à comercialização dos seus produtos.

Temos agora uma oferta mais vasta e diversificada, mais trunfos para competir num mercado cada vez mais global e é o aumento da comercialização de tudo isso que efetivamente nos move.

Que expectativas de negócio existem para o ano em curso?

Claramente superar 2019 em número de turistas Espanhóis, aumentar o número de noites e de proveitos que originam, bem como conseguir que nos procurem ao longo de todo o ano e em todo o território do destino.