Alentejo na Fitur (IV) com Luís Marcão

A Fitur vai já no terceiro dia, em Madrid, e termina este domingo, dia 22. Ambitur esteve com o Turismo do Alentejo em mais uma edição da feira de turismo internacional e deu a palavra a alguns empresários que quiseram partilhar connosco as suas expectativas. Luís Marcão, diretor geral da M’AR De AR Hotels, deixa-nos a sua opinião.

Quais as expetativas com que encara a sua presença na Fitur?

A FITUR é uma das feiras mais importantes em que participamos. Além do grande número de parceiros aqui presentes (tour operadores, OTA’s, etc..), é a feira onde temos a oportunidade de abordar diretamente o mercado asiático, aqui muito representado.

O mercado espanhol é importante para a vossa atividade?

Sem dúvida. É um mercado muito importante desde sempre. Mesmo durante a pandemia foi um mercado que manteve presença nos nossos hotéis. A proximidade é um fator chave no comportamento deste mercado.

O que o Alentejo tem de melhor para mostrar ao mercado espanhol? O que não perder a quem visita a vossa região?

Julgo que para o turista espanhol o melhor que o Alentejo tem para oferecer é o seu património cultural e gastronomia. Ao mesmo tempo que possam existir algumas semelhanças entre o Alentejo e algumas regiões espanholas, o Alentejo é único, o Alentejo tem cenários de tirar o fôlego, uma gastronomia incrível e atrações encantadoras. A cidade de Évora, capital de distrito, é um livro de história de arte portuguesa. Pelo seu ambiente tranquilo e acolhedor, vai ser fácil perceber porque é que esta cidade, que teve origem na época romana, foi escolhida pelos reis de Portugal no séc. XV para viver, facto que contribuiu para o desenvolvimento e importância cultural que teve nos séculos seguintes. Na verdade, foi a sua longa história, e o facto de se ter preservado um conjunto urbano representativo dos séculos XVI a XVIII até aos dias de hoje, que levou a UNESCO a classificar Évora como Património Mundial.

Quais as vossas apostas para este ano?

Temos um projeto já em processo de licenciamento na CME, para aumentar a capacidade do M’AR De AR Muralhas. Irão nascer 10 vilas independentes, de t1 a t3, e um SPA com piscina interior. A área total rondará os 3.000 m2 e a localização será no espaço (terreno) verde em frente ao hotel. Contamos começar a construir este ano, mas ainda sem certezas.

Que expectativas de negócio existem para o ano em curso?

Como tem vindo a acontecer desde 2022, esperamos que este ano o negócio estabilize, a nível de mercados e procura, e mantenha o crescimento do período pré-pandemia. Os indicadores sãos bons, os mercados tradicionais já recuperaram na sua maioria e há sinais de retoma dos mercados mais afetados com a pandemia, por exemplo o mercado asiático.