O Alentejo é o destino do mês de junho na Ambitur.pt. Num roteiro de cinco dias pela região norte e centro deste vasto território, pudemos conhecer melhor as histórias e “estórias” de projetos, imóveis, centros interpretativos, lugares de “culto” aos vinhos e à boa gastronomia alentejanos, sempre contadas pelos próprios, por quem ali vive e melhor do que ninguém sabe do que está a falar.

Em Monsaraz, há um restaurante que dá pelo nome de Sem-Fim. A explicação é simples: aqui existiu um antigo lagar de azeite e esse é o nome que se dá um fuso que transporta as azeitonas das tulhas, onde foram limpas, para a batedeira. Por isso, explica-nos o atual responsável deste projeto, Tiago Kalisvaart, nada fazia mais sentido do que dar-lhe este nome que fica no ouvido, desperta a curiosidade e conta a história deste edifício.
Hoje, é Tiago que leva o projeto Sem-Fim mais longe, mas tudo começou há muitos anos, quando os pais, holandeses que se apaixonaram em Portugal e por aqui ficaram o resto das vidas, decidiram mudar-se para o Alentejo. Na altura, foi a mãe, progressista para a época, e proprietária de uma das primeiras agência de modelos no país, que, depois do 25 de abril, investiu numa fábrica de mantas alentejanas que ainda hoje existe em Reguengos de Monsaraz, conhecida pela Fabricaal. O pai de Tiago juntou-se a ela, vendeu o barco que na altura tinha, comprou um monte e, recorda o filho, com um sorriso no rosto, “ficou à espera que o Alqueva nascesse”.
Gil Kalisvaart é escultor e pintor mas sempre gostou muito de arquitetura e, sobretudo, de novos desafios. E foi essa vontade de fazer algo diferente que o levou a comprar ao banco um edifício, que até ali estava abandonado, e onde existira um lagar de azeite. Novos telhados, nova canalização, nova estrutura elétrica, tudo investimentos avultados para que ali pudesse nascer um novo sonho: um restaurante.
A verdade é que, nesse tempo, Monsaraz não era procurada por turistas como é hoje. E restaurantes só havia dois. A aventura era grande e foram precisos cinco anos para que o pai de Tiago pudesse finalmente abrir portas ao Restaurante Sem-Fim, em 1997, reconstruindo todo o lagar com o intuito de ali criar também um museu. Hoje é possível visitar o Centro Interpretativo do Lagar e Moagem de Ramas, isto porque além da produção de azeite, no inverno, também se fazia a moagem de cereais. O mais recente projeto de Tiago Kalisvaart ficou este ano concluído e permite que os visitantes conheçam as máquinas, através de códigos QR, de documentários, visitas guiadas para grupos e até provas de azeite. Claro que, sendo o pai artista, não podia faltar uma galeria de arte, onde expõe atualmente as suas obras.
Mas no início as coisas não foram fáceis e, como o turismo não era ainda a atividade que hoje é no Alentejo, o restaurante só conseguia abrir de quinta a domingo, é à noite. A verdade é que Gil rapidamente se aborreceu com esta vida de empresário e foi Tiago que, depois de ter estudado em França, e do espaço já ter passado por mãos terceiras durante cerca de três anos, decidiu pegar no negócio, juntamente com o pai, Arlinda Ribeiro, uma restauradora, e a mulher, Glória, que também optou por viver no Alentejo.
E já vão quase 20 anos. Duas décadas em que o turismo se desenvolveu muito nesta região do Alentejo, com a ajuda do Grande Lago Alqueva, que começou a atrair muita gente. E então sim houve a decisão de complementar o restaurante com a compra de um barco, mais concretamente, um veleiro holandês, que ainda hoje navega por estas águas tranquilas para passeios turísticos. Pouco depois juntou-se ainda uma concessão no Centro Náutico de Monsaraz, mais concretamente, na Praia Fluvial, em cima do Moinho do Gato, e onde Tiago abriu um restaurante com esplanada para petiscos e bebidas frescas. “Fazia sentido, entre o Sem-Fim e a água, ter um lugar para beber um copo e ver o fim de tarde”, explica Tiago.
Mas voltando ao Sem-Fim, e porque o verão se aproxima, o empresário aconselha a todos os que por lá passarem um gaspacho fresquinho. A ementa vai-se adaptando, consoante a altura do ano, conta-nos Tiago, que confidencia entretanto que também ele gosta de cozinha, tendo escrito um livro de receitas com mais de 30 sugestões… Hoje é Gustavo quem lidera na cozinha, e pratos como a Sopa de Tomate dom dois queijos e ovo escalfado, a Sopa de Alface com queijo mole, o Bacalhau d’azeite alhado ou o porco preto com migas são apenas algumas das estrelas desta ementa.
Com capacidade para 120 lugares, mais 80 no pátio que só abre à noite, por causa do calor e do sol, no Sem-Fim também pode assistir a interpretações de artistas ou grupos locais, se tiver a sorte de escolher um dia em que os dois palcos deste espaço estão preenchidos.
Nos barcos, no plural porque, entretanto, ao veleiro juntou-se um iate para passeios privados, é possível navegar pelo Alqueva, ir até uma pequena ilha mais privada para mergulhos, fazer um churrasco, sunsets ou festas. Se for nesta altura, ainda poderá conhecer a família de patinhos recém-nascidos que divertem pequenos e graúdos.
Tiago Kalisvaart não hesita em dizer que Monsaraz “é espetacular”. Nascido e criado nesta terra, o empresário lembra que hoje há tanto para se fazer aqui, desde os castelos às igrejas, passando pela praia e os desportos náuticos, a observação de estrelas, os passeios a pé ou de bicicleta, ou ainda ao megalitismo. Apaixonado por aquilo que faz, espera um dia que este sonho de família possa ser continuado pelas filhas, ainda jovens, mas que já demonstram poder seguir-lhe as pisadas.
Horário de Bar e visitas: 11:00 às 02:00
Horário de cozinha: 12h às 15:30h e das 19h às 22h
Abertos todos os dias, exceto Quarta-Feira