Alentejo quer crescer a dois dígitos em 2018

A região do Alentejo estima um crescimento superior a 10% em 2018. Quem o disse foi o diretor executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPT), António Lacerda, em declarações à Ambitur.pt, à margem da ITB Berlim, na Alemanha.

António Lacerda, presidente executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

“As conversas que temos mantido com os operadores revelam que, comparado com os dados do ano passado na mesma data, estamos com um crescimento significativo”, revelou António Lacerda. O responsável admite que esse aumento possa vir a situar-se nos dois dígitos.

De acordo com o diretor executivo da ARPT, Portugal é o principal mercado para o Alentejo, com uma quota de 64%. Já o mercado externo (35%) cresce a ritmo mais acelerado que o nacional, despertando interesse sobre a região e o país.

No que respeito aos mercados emissores internacionais, o presidente executivo da ARPT destaca a resposta do Brasil e dos Estados Unidos. Enquanto que, a França apresenta variações relacionadas com o melhor ou pior desempenho do Club Framissima, situado na região.

Também a China “começa a ser um mercado muito interessante”, sublinha António Lacerda que acrescentou ter “uma expetativa muito positiva” sobre o crescimento do país na região. Só na ITB Berlim, a ARPT reuniu com cerca de 14 operadores chineses que se mostraram “muitos interessados em Portugal e na região do Alentejo”.

Quanto ao mercado alemão, para consolidar os resultados a intenção da ARPT é posicionar melhor o Alentejo ao nível da tour operação e da comunicação social. Para que isso aconteça, serão agendadas fam trips, a um ritmo semanal, para que o operadores turísticos possam conhecer o destino e dar visibilidade ao Alentejo.