O presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, espera que a região recupere em 2025 o mercado espanhol, onde registou uma perda muito significativa na Páscoa do ano transato. Para o responsável, este “era um mercado que não pensávamos ter problemas. Temos que fazer um esforço grande para o recuperar, continua a ser o nosso mercado mais importante”.
À margem da FITUR o responsável, em declarações a Ambitur.pt, indica que “vamos fechar 2025 com dois mercados com indicadores negativos, Espanha e o Brasil onde não conseguimos recuperar uma inversão do crescimento e onde temos feito um esforço enorme. O número de turistas espanhóis para a nossa região até aumentou, mas o número de dormidas diminuiu”. No entanto, ressalva que, de uma forma geral, a região subiu no mercado externo, em cerca de 4,5%, faltando contabilizar os números de dezembro. O mercado interno também terá crescido na mesma percentagem.
Salienta ainda Vítor Silva que “o mercado americano continua com bons indicadores, destacando-se em segundo lugar e até se aproximando muito do espanhol. O mercado alemão também continua a trazer bons indicadores, entre a segunda e terceira posição e cresce sempre 4/5% ao ano”.
Por Pedro Chenrim, na Fitur.