Alentejo recebe primeira Reunião Anual do Capítulo Ibérico e Mediterrâneo fora de Espanha

A cidade de Évora recebeu, pela primeira vez fora de Espanha, a Reunião Anual do Capítulo Ibérico e Mediterrâneo, uma iniciativa promovida pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). O evento realizou-se na capital alentejana a convite da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), reunindo mais de 80 organizações profissionais de congressos oriundas de Espanha, Itália, Reino Unido, Países Baixos, Turquia, Grécia, Chipre e Portugal.

Para a ARPTA, o Alentejo foi “o destino ideal” para receber esta reunião. Em comunicado, a entidade regional de turismo destaca o facto de a região ter ocupado, em 2022, “o terceiro lugar a nível nacional em número de eventos integrados no programa ‘Portugal Events’”.

De resto, o argumento enquadra-se nas afirmações de Vitor Silva, presidente da ARPTA, que vê nesta iniciativa “uma grande oportunidade” para dar a conhecer aos delegados internacionais o potencial do Alentejo, assim como permitir afirmar o destino neste setor.

Complementar a isso, é o “papel fundamental” que a ARPTA afirma ter vindo a fazer “na captação de eventos internacionais e na receção de importantes reuniões de organizações internacionais de turismo e não só”. “Com um trabalho estratégico”, a entidade refere que “tem sido reconhecida como um parceiro confiável e competente, estabelecendo laços estreitos com as principais entidades do setor e fortalecendo a posição do Alentejo como um destino com especial apetência para a realização de eventos de renome mundial”.

Durante a Reunião Anual do Capítulo Ibérico e Mediterrâneo, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a várias conferências e também explorar os concelhos de Reguengos de Monsaraz e Estremoz. As atividades serviram para proporcionar aos delegados uma experiência abrangente da região e as diversas atrações turísticas que nelas se pode encontrar.