Pela primeira vez, o Alentejo ultrapassou a fasquia das 3,2 milhões de dormidas e obtém o melhor resultado de sempre no que à atividade turística diz respeito – de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) tornados públicos a 17 de fevereiro.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e candidato à agência responsável pela promoção externa da região nas eleições de 31 de março, afirma: “Houve um abrandamento da procura, mas, em cima dos resultados de 2023, ainda crescemos 4,2% no ano passado, um resultado que nos coloca ligeiramente acima da média nacional”.
Nos mercados externos, o responsável destaca a resiliência do mercado alemão e o crescimento acima da média nacional no que toca ao mercado norte-americano. O maior desafio para o futuro é o mercado espanhol, que perdeu espaço na quota dos mercados internacionais. “A recuperação do mercado espanhol é uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística”, enfatizou o responsável pelos destinos do turismo do Alentejo.