O anúncio foi feito esta quinta-feira, 6 de junho, durante a apresentação dos resultados e vencedores da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) deste ano. O legado passa assim dos Açores para o Alentejo/Ribatejo como Destino Convidado para 2025, enquanto Leiria procede a Coimbra como Município Convidado.
Rita Marques, que foi anunciada como nova presidente do Conselho Estratégico da BTL umas horas antes do evento, deixou algumas palavras aos presentes: “vamos tentar puxar três vias de desenvolvimento para a BTL, muito em linha com a estratégia que foi prosseguida com sucesso no setor do turismo. Em primeiro lugar, a BTL não se pode limitar a um único evento no ano, mas cá estaremos para de alguma forma combater a sua sazonalidade. Em segundo lugar, um desenvolvimento que tem a ver com os territórios. Queremos ir mais longe e a outros territórios, a nível internacional. Neste momento, temos 20% de expositores de mercados internacionais e vamos fazer um esforço para também garantir esta internacionalização crescente da BTL. Por fim, alinhar com o Turismo de Portugal”, combatendo fragilidades, impulsionando a sustentabilidade e acrescentando mais valor ao setor.
Em destaque neste evento estiveram também os premiados da edição 2024, entre eles os Açores com a distinção de “Stand Nacional” e de “Sustentabilidade”, e a TAP com o prémio “Criatividade”. As personalidades distinguidas foram Dionísio Pestana (Pestana Hotel Group), Ribau Esteves (presidente do município de Aveiro), Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé Hotéis) e Rita Marques (nova presidente do Conselho Estratégico da BTL).
Já as Menções Honrosas foram para a ERT Alentejo e Ribatejo em “Stand Nacional” e para Marrocos, Cabo Verde e TAP em “Stand Internacional”. Coimbra arrecadou a Menção Honrosa de “Criatividade” e o Europalco recebeu a de “Inovação”. Por sua vez, os prémios “Parceiros Excelência BTL” foram entregues à AVK Audiovisuais e à Opção Global.
O prémio “Júri BTL” atribuiu ainda uma nova distinção para o evento que se destacou no ano 2023 – a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizou em agosto do ano passado, em Lisboa, e que contou com a presença do Papa Francisco.
Pedro Braga, diretor-geral adjunto da Lisboa FCE (entidade organizadora), falou ainda do sucesso da edição 2024 e garantiu que o evento continuará, no próximo ano, a focar-se no segmento B2C (Business to Client), com a possibilidade de mais pontos de venda, e ainda no programa de Hosted Buyers, que se revelou um verdadeiro sucesso com a participação de 200 Hosted Buyers de 42 mercados emissores e com a realização de 2.827 reuniões com 350 empresas só este ano.
A próxima edição da BTL regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa de 12 a 16 de março de 2025.
Por Diana Fonseca