Algarve: hotelaria aumenta volume de vendas para 12,3% em dezembro

O volume de vendas dos estabelecimentos hoteleiros do Algarve aumentou 12,3% no passado mês de dezembro em comparação aos valores registados em 2016, segundo dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

No período em análise, face ao ano anterior, a taxa de ocupação global média por quarto foi de 39,9%, mais 2,3 pontos percentuais acima do verificado em 2016. A AHETA explica que, o aumento da ocupação neste mês resultou, sobretudo, do aumento da procura por parte dos nacionais e do facto de a passagem de ano ter coincidido com um fim de semana prolongado.

O mercado nacional registou um aumento de 3,2%. Em Portugal, as maiores subidas ocorreram nas zonas de Tavira (+8,4 pontos percentuais) e Vilamoura/ Quarteira/ Quinta do Lago (+6,7pp). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 4 pp. As principais descidas ocorreram em Monte Gordo/ VRSA (-10,5pp) e Faro / Olhão (-8,0pp).

Ainda relativamente ao período homólogo de 2016, enquanto que os mercados espanhol, alemão e holandês apresentaram uma subida, o mercado britânico desceu 3,6 pontos percentuais.

As estadias subiram nos aldeamentos e apartamentos turísticos, classificados com três estrelas (+7,7pp), e nos hotéis de cinco estrelas (+7,2pp). Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação por quarto regista uma subida de 2% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 10%.