Algarve Nature Week 2017 decorre de 5 a 14 de maio

A Algarve Nature Week, um dos maiores eventos dedicados ao turismo de natureza em Portugal, já tem data marcada para a sua terceira edição. A Região de Turismo do Algarve (RTA) acaba de anunciar que no próximo ano a iniciativa decorrerá entre os dias 5 e 14 de maio, promovendo um rol variado de atividades ao ar livre e estadias em unidades de alojamento local por toda a região algarvia.
Enquadrada na Algarve Nature Week, a Mostra da Natureza – espaço de exposição de empresas de animação turística, produtores locais e outras entidades-, também já tem data e local escolhido. Irá decorrer de 5 a 7 de maio, na zona recentemente requalificada das Quatro Águas em Tavira, um local privilegiado que conjuga os elementos água, terra e ar, ideais para a prática de atividades ao ar livre. Depois de Faro e Loulé, o objetivo da RTA é levar, ao longo dos anos, a Mostra da Natureza a cada um dos 16 concelhos algarvios.

A RTA apresentou ainda os resultados da edição deste ano da ANW. O balanço revelou-se bastante positivo, com dados a indicar um crescimento generalizado quer em termos de participantes e visitantes, quer ao nível das empresas que se associaram à iniciativa. Em 2016, foram 68 as empresas a participar na Algarve Nature Week, entre agentes de animação turística, unidades de alojamento e agências de viagens, o que representou um aumento de 30% face ao ano anterior. A Mostra da Natureza, que decorreu no Passeio das Dunas, em Quarteira, contou com 67 expositores e 8000 visitantes, mais 2000 do que em 2015, ano de estreia da ANW. Para 2017, o intuito é manter o conceito da Mostra com uma aposta crescente nas empresas de animação turística e produtores locais.

Os resultados da segunda edição perspetivam assim que, no futuro, o evento atinja uma dimensão e notoriedade que lhe permita ser uma referência nacional e internacional na área do turismo de natureza.

“Os resultados são bastante positivos e mostram um aumento claro na procura deste produto turístico, tanto pelos turistas como pela população algarvia que demonstra um interesse crescente pelas atividades ao ar livre. Para esta próxima edição, queremos trabalhar com maior antecedência de modo a criar as melhores condições para as empresas participantes, de forma a que os resultados sejam os melhores em termos de vendas, gerando, consequentemente, uma maior procura por este produto turístico e pelo próprio destino. Pretendemos também sensibilizar todos os intervenientes para a importância de colaborarem e trabalharem em conjunto, criando uma oferta estruturada e organizada pois só assim conseguiremos aportar mais valor à nossa oferta turística”, revela Desidério Silva, Presidente da RTA.