Algarve reforça aposta no turismo de natureza

O Algarve está presente na BTL até 19 de março na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, para apresentar as suas novidades e projetos para 2017. O stand com 600 metros quadrados conta com a presença de 16 municípios, unidades hoteleiras e agentes turísticos, que juntamente com a Região do Turismo do Algarve (RTA), promovem provas de vinhos, degustações de produtos regionais e até workshops de gastronomia.

Um dos destaques da participação na BTL vai para o programa Cycling & Walking Algarve, numa altura em que a RTA prevê um aumento da procura por turismo de natureza, seguido do cultural e desportivo. Sendo um dos principais objetivos desta aposta, posicionar a região como destino de referência de ciclismo e caminhadas “Queremos um Algarve cada vez mais ciclável”, afirmou o presidente da RTA, Desidério Silva, durante uma apresentação à imprensa.

Quanto à 3.ª edição do Algarve Nature Week, de 5 a 14 de maio, são esperados mais visitantes e empresas em Tavira. Caminhadas, passeios de barco, bicicleta, cavalo ou burro, asa-delta, canoagem, surf, mergulho e observação de aves ou cetáceos são algumas das centenas de produtos disponíveis.

Aos visitantes, o responsável apresentou também o «algarve 365º», uma experiência de realidade virtual, na qual o público poderá descobrir a diversidade da oferta turística da região. A par das tendências tecnológicas, a Roteiro Cultural Algarve, divulgada pela primeira vez na feira, é uma app gratuita que permite pesquisar informações sobre os principais museus, monumentos e sítios arqueológicos de forma fácil e intuita. Está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol).

Em 2017, prevê-se uma maior procura pelo destino vinda dos mercados da Alemanha, Holanda, Irlanda e França. Enquanto que, por outro lado, o Reino Unido é um mercado a acompanhar com cautela devido à sua saída da União Europeia. Sobre Portugal e Espanha, o mercado interno alargado, as perspetivas são igualmente animadoras.

E, no futuro, para que consigam adequar a oferta e a estratégia promocional, foi ainda desenvolvido pela Universidade do Algarve o estudo “Perfil do turista que visita o Algarve”, cujos resultados serão apresentados em breve. A investigação contou com  4.205 inquiridos para perceber o nível de satisfação na relação qualidade-preço, a probabilidade de recomendação e a possibilidade de regresso à região algarvia.

O ano não termina sem que antes o Algarve apresente uma candidatura a Património Mundial da UNESCO. O principal objetivo é valorizar o legado do infante D. Henrqiue no Algarve, integrando os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Aljezur, Mochique e Silves.