Algarve reforça promoção do turismo ativo

A Associação Turismo do Algarve (ATA), agência responsável pela promoção turística externa deste destino, marcou presença, pela primeira vez na Adventure Travel World Summit, um dos principais eventos internacionais dedicado exclusivamente ao turismo ativo. A iniciativa, que este ano decorreu na Argentina, de 15 a 19 de outubro, contou com  a participação de mais de 850 profissionais vindos de todo o mundo.

Durante o evento, a ATA teve a oportunidade de reunir com diversos operadores turísticos internacionais da especialidade, bem como de assistir a vários seminários dedicados à temática – onde foram abordados, por exemplo, o atual perfil e as motivações do turista de turismo ativo, as principais tendências que se verificam neste mercado ou, ainda, a apresentação de estratégias e de posicionamentos para as empresas de animação turística que se dedicam a este nicho.

A aposta no turismo ativo por parte da ATA – que, no ano passado, tornou-se membro da Adventure Travel Trade Association – tem vindo a crescer nos últimos anos, com o objetivo de aumentar o número de turistas nas épocas intermédias e baixa. “Se queremos captar mais turistas durante a época baixa, temos de continuar a trabalhar na promoção da região junto destes nichos de mercado e deste tipo de turista off season”, defende Dora Coelho, diretora executiva da ATA, citada em comunicado.

“A participação do Algarve neste evento foi de extrema relevância”, prossegue a responsável, na medida em que “tivemos a oportunidade de dar a conhecer aos operadores presentes as condições únicas que a região oferece para a prática do turismo ativo e que fazem do nosso destino uma alternativa diferenciadora face a outros mercados”. “O feedback que obtivemos foi muito positivo e com alguma surpresa à mistura por parte de alguns operadores que ainda viam o Algarve apenas como um destino de férias de Verão”, revela.

Para além do Algarve, representado pela ATA e pela Associação Rota Vicentina, a presença nacional fez-se notar também através da participação de outros destinos, entre eles os Açores, e de algumas empresas dedicadas ao segmento. “É importante que haja uma presença cada vez mais forte e representativa de Portugal neste tipo de ações dedicadas ao turismo ativo, uma vez que são muitas e diversificadas – mas ainda desconhecidas – as valências e as potencialidades que o nosso país tem para oferecer nesta área, de norte a sul e também nas ilhas”, afirma Dora Coelho. “Neste contexto seria interessante assistir-se a uma concertação de esforços, de forma a que todas as regiões pudessem estar representadas numa próxima edição deste evento e em outras iniciativas semelhantes”, conclui.