Algarviana Ultra Trail regressa com o apoio do Turismo do Algarve

A 2ª edição da mais extensa corrida do país, o ALUT – Algarviana Ultra Trail, que se estende pelos 300 quilómetros de trilhos que separam o rio Guadiana (Alcoutim) do Cabo de São Vicente (Sagres), tem início a 29 de novembro até dia 3 de dezembro.

O anúncio foi feito durante a assinatura do contrato entre a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Algarve Trail Running (ATR) para o apoio à realização da ALUT, que segue maioritariamente pela Via Algarviana.

O presidente da RTA, Desidério Silva, felicitou a organização pelo “casamento feliz” entre desporto e turismo. “Agradecemos que haja quem, conhecendo bem o território, tenha a capacidade de organizar este tipo de provas que promovem o Algarve, e especialmente os seus territórios de baixa densidade, como destino de excelência para a modalidade e para o turismo de natureza”, sublinhou Desidério Silva.

Já os diretores da prova, Bruno Rodrigues e Germano Magalhães, referiram os resultados “muito positivos” da primeira edição. “Foram ultrapassadas as melhores previsões, estando por isso as expectativas muito elevadas para a 2.ª edição. Esta «prova que põe o Algarve à prova» requer um profundo conhecimento do território e um enorme esforço de união entre todas as entidades envolvidas, das câmaras municipais às juntas de freguesia, associações e clubes, Cruz Vermelha, bombeiros, proteção civil, ICNF, GNR e Marinha”, rematam.

Durante a ocasião, foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre a ATR e a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, visando desenvolver sinergias para promover e divulgar a Via Algarviana. O vice-presidente da associação, Edgar Figueiredo, revelou que “a Almargem organizará caminhadas durante a prova, no sentido contrário ao percurso, dando a oportunidade aos participantes de apoiarem os atletas inscritos”.

Este ano, a ALUT beneficia da candidatura apresentada pela RTA à linha de apoio à valorização turística do interior do «Programa Valorizar» do Turismo de Portugal. A prova liga Alcoutim a Vila do Bispo, percorrendo ainda os concelhos de Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique e Lagos, atravessando as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique.