Alimentaria&Horexpo Lisboa recebeu 20 mil visitantes

Pela primeira vez, o universo da alimentação, hotelaria e tecnologia para a indústria alimentar uniram-se aos sectores ligados ao agro alimentar, em dois eventos complementares – Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO – numa sinergia que se revelou benéfica.

A 13ª edição da Alimentaria&Horexpo Lisboa teve como grandes linhas de ação a vertente profissional e o apoio à internacionalização das empresas portuguesas para o desenvolvimento do seu negócio, contribuindo, desta forma para o crescimento da economia nacional. O evento contou com cerca de 20.000 visitantes ao longo dos três dias de feira.

Fátima Vila Maior, directora de Área de Feiras da FIL, refere que “foi uma opção estratégica da organização da Alimentaria&Horexpo Lisboa realizar esta edição apenas com 3 dias, ao contrário da edição de 2013 que se realizou ao longo de 4 dias, pois os profissionais destas fileiras são empresários muito específicos, principalmente os players que representam as PME, e que não pretendem estar muitos dias afastados dos seus negócios. Também a concentração dos espaços exposicionais possibilitou uma dinâmica que se revelou mais eficaz e que permitiu aos potenciais compradores reunir com um maior número de empresas”.

Nesta edição do certame estiveram presentes 800 empresas e entidades – 70% nacionais e 30% oriundas de outros mercados com o Perú, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Polónia, Coreia do Sul, Grécia, Líbano, Alemanha, França, Argentina, Brasil, Japão, entre outros, contando com mais de 2.500 marcas em exposição.

A Alimentaria&Horexpo Lisboa contabilizou cerca de duas dezenas de Países que integraram o programa de Hosted Buyers- como Angola, Moçambique, Brasil, Japão, Guiné Bissau, África do Sul, Dubai, México, EUA, França, Holanda, Grécia, Roménia, Espanha, entre outros.

Stephane Camguilhem, CEO da Dima Trading- Food Processing services (Miami) afirmou que “é a primeira vez que estou em Lisboa e estava com muita esperança na feira. Já reuni com clientes muito, muito bons e fiz contactos relevantes e estratégicos. Importamos bastante de Espanha e França e temos muito interesse em importar produtos Portugueses, como o vinho e o azeite”.  Também Liu Zhiheng da Arai Shoji CO. Ltd. (Tokyo) saiu satisfeiro. “Há dois anos que importamos vinho para o Japão. Este ano estamos presentes no programa de Hosted Buyers da Alimentaria&Horexpo Lisboa e estamos interessados em falar com novos fornecedores e empresas. Por exemplo, pedimos a várias empresas aqui presentes que nos enviem amostras de produto para os nossos escritórios em Tokyo para que possamos dar a experimentar ao nosso cliente os diversos vinhos e, desta forma, conseguimos aferir qual a melhor opção para o cliente bem como para o mercado japonês, que cada vez mais procura este produto”, afirmou.

A 2ªedição doPortugal AGRO – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agroalimentar – organizado pela FIL (Feira Internacional de Lisboa), que se realizou em simultâneo com a Alimentaria&Horexpo Lisboa, recebeu cerca de 8.000 visitantes, especificamente público em geral, para além dos profissionais da A&H Lisboa.