A ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal realizou o seu 1.º Congresso Nacional, na Alfândega do Porto, onde reuniu mais de três centenas de pessoas. O evento foi palco de um amplo debate sobre os grandes desafios, o futuro e a sustentabilidade de um setor que aloja 42% do turismo nacional.
Entre os participantes que marcaram presença Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal; Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo; Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo de 2013 a 2015; e Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de 2019 a 2022. Na abertura oficial do Congresso, foi divulgada uma mensagem do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
A segunda parte do Congresso foi marcada pela apresentação do estudo “Perspetivas da Economia e Estudo das Dormidas Reais do Turismo e Peso do Alojamento Local” da autoria de Pedro Brinca, Economista e Professor da Nova SBE. De acordo com o mesmo, em 2023, o consumo proveniente do Turismo no território nacional atingiu os 43,7 mil milhões de euros, o que representou um aumento, em termos nominais, de 15,5% relativamente a 2022, representando 16,5% do PIB.
O estudo concluiu ainda que, em 2023, o VAB (Valor Acrescentado Bruto) ultrapassou os 21,1 mil milhões de euros, o que equivale a um acréscimo de 16,0%, face ao período homólogo. Em termos nominais, cada 1€ de consumo dos turistas em território nacional, representa 0.48€ de VAB.
Refere ainda que, em 2023, o AL atingiu o maior peso de sempre, com 42% das dormidas do total de alojamentos.