Altis Hotels terá nova unidade no Porto em 2024

O grupo Altis Hotels arranca 2023 já com os olhos no futuro e está a preparar a abertura de uma nova unidade hoteleira para 2024, no Porto.

À conversa com a Ambitur.pt na 33ª edição da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), Diogo Fonseca e Silva, diretor geral de operações do Altis Hotels, revelou que o novo hotel é um investimento de 20 milhões de euros para o segmento de cinco estrelas. Contará com 95 quartos, sete deles suítes, algumas com vista para o Rio Douro e outras para os jardins do Palácio de Cristal.

A nova unidade é a primeira do grupo fora de Lisboa, onde agora tem cinco hotéis, perfazendo um total de seis com o edifício na Invicta. O mesmo deverá estar pronto em setembro e prevê iniciar atividade logo em janeiro de 2024. A nível de recursos humanos, a previsão de procura de staff está para junho deste ano.

2022 foi um ano “acima das expectativas”

Questionado sobre a performance do ano anterior, Diogo Fonseca e Silva esclarece que ficou apenas “15% abaixo de 2019”, mas mesmo assim foi um ano “acima das expectativas”, com meses iguais ou superiores aos níveis pré-pandemia.

Todavia, o ponto positivo apontado pelo responsável de operações do grupo foi o crescimento do preço médio – menos venda de quartos, mas maior rendimento – e acrescentou a tentativa de melhorar a questão dos recursos humanos, com uma nivelação dos ordenados e agora com a atribuição de seguro de saúde a todos os colaboradores, para além de dois prémios anuais.

18% de crescimento em 2023

Face ao ano de pré-pandemia, 2019, o Altis Hotels espera um aumento na ordem dos “18% no preço médio”. Portanto, uma projeção otimista para o grupo que atualmente conta com uma totalidade de 586 quartos e 430 colaboradores, dos quais 50% estão nos quadros da empresa.

A nível de expansão, Diogo Fonseca e Silva admite que o objetivo do Altis Hotels é continuar a crescer, ambicionando mais operações em Lisboa, no Porto e no Algarve.

Por redação Ambitur, na BTL 2023