Amadeus lança nova solução de Data Intelligence para companhias aéreas

A Amadeus lança hoje a nova solução de data intelligence para companhias aéreas, denominada Amadeus Booking Analytics. Esta nova solução dentro da Amadeus Airline Market Insight suit permite às companhias aéreas entender melhor a dinâmica do mercado numa escala alargada, ganhar inteligência sobre a indústria e, portanto, serem mais competitivas. A Airline Market Insight suite inclui dados MIDT, Global Booking Processing, Booking Analytics, Traffic Analytics, Schedule Analytics e Search Analytics. Cada solução foi projetada de modo que possa ser adaptada a cada negócio do transporte aéreo e dentro do contexto técnico.

Num mercado competitivo, é essencial que as companhias aéreas possam aferir o seu próprio desempenho contra mercados comparáveis e obter um sumário executivo dos dados de mercado para tomar decisões estratégicas de forma rápida. Quando corretamente analisados, estes dados são essenciais para acelerar a tomada de decisão. Se as companhias aéreas tiverem a capacidade de comparar a posição e a performance no mercado diariamente, compreender quais são os canais e os locais de venda, e comparar performances antigas com atuais, os benefícios são evidentes, explica a Amadeus, em comunicado.

Seja um decisor ou um analista, os utilizadores podem visualmente monitorizar as reservas – por rota, por companhia aérea, por classe de reservas, por ponto de venda de agência, entre outros critérios e agir sobre eles. Também permite que as companhias aéreas giram de melhor forma o inventário, ajustando a oferta de classe de reserva, permitindo que as operadoras monitorizem os volumes de passageiros ao nível da origem e destino (O&D)* e oferecendo visibilidade ao nível do ponto de venda, onde disponível. Booking Analytics contribui ainda para decisões informadas sobre o planeamento de rede, tais como a abertura de novas rotas, mudanças de horários e codeshare alliances.

Para Jack Li, director, International business division da Hainan Airlines, “o Amadeus Booking Analytics permite-nos compreender exatamente de onde nossas reservas vêm… Equipados com esta informação, podemos tomar decisões estratégicas de forma mais eficiente para manteremos as nossas vantagens competitivas”.

Pascal Clement, Head of Travel Intelligence da Amadeus, sublinha que o “Booking Analytics coloca informações vitais sobre o desempenho de uma companhia aérea face ao mercado nas mãos dos decisores. Os executivos de topo podem aceder a informação atualizada, mesmo durante deslocações, com insights sobre as principais métricas de mercado para a sua companhia aérea. Esta informação é exibida num ecrã personalizável e user-friendly através de uma aplicação web alojada pela Amadeus acessível em qualquer lugar. Este pode ser facilmente visualizado a partir de tablets, com as principais métricas disponíveis capturadas apenas num relance. Simplificando – isto irá permitir que os executivos possam tomar decisões estratégicas, tais como a adaptação de estratégias de preços e marketing, de forma rápida e eficaz”.
Mr. Jack Li, Director, International business division, Hainan Airlines explica: “Entender o desempenho do nosso negócio num contexto do mercado mais amplo é essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das nossas estratégias de negócio. Amadeus Booking Analytics permite-nos compreender exatamente de onde vêm as nossas reservas, tanto em termos de Origem e Destino e pontos de venda, e como estamos relativamente a outros na indústria. Preparados com esta informação, podemos tomar decisões estratégicas de forma mais eficaz para manter a nossa vantagem competitiva”.