Amadeus lança solução de Travel Intelligence para companhias aéreas

A Amadeus acaba de lançar a solução de Travel Intelligence para as companhias aéreas Amadeus Schedule Recovery, que minimiza as interrupções geradas em acontecimentos externos, como o clima adverso ou congestionamento no controlo do tráfego aéreo. A Amadeus Schedule Recovery atua como motor de recomendação utilizando funções de análise de dados, com o objetivo de identificar de uma maneira mais rápida e eficiente os problemas mais críticos e implementar soluções face a estes, refere a empresa, em comunicado.

Na mesma nota, a Amadeus adianta que a solução ajuda as companhias aéreas a tomar decisões rápidas sobre questões como atrasar ou cancelar os voos, trocar ou realocar slots de aterragem. Além disso, a Schedule Recovery reduz os esforços manuais e melhora a qualidade das decisões ao mesmo tempo que controla os limites e os custos operativos das companhias aéreas e minimiza o impacto global sobre os passageiros.

A Qantas Airways está já a utilizar o Schedule Recovery para melhorar as suas eficiências operativas na gestão de interrupções.

“Na Qantas nós levamos a sério o impacto que as interrupções têm sobre os nossos clientes. A solução da Amadeus contribui para reduzir o número e a duração dos atrasos, uma vez que estes são originados por um tráfego excessivo, demoras operativas ou a condições climatéricas, permite assim oferecer aos viajantes uma experiência global melhorada”, comenta Paul Fraser, diretor de Operações da Qantas. “A Amadeus desenvolveu um produto que melhora a nossa eficiência e agilidade na minimização de qualquer atraso nos nossos serviços”, acrescenta.

O objetivo do Schedule Recovery é dar apoio a qualquer companhia aérea em que o tamanho e a complexidade organizacional das operações – como a necessidade de atuar com urgência – compliquem a tarefa de avaliar todo o panorama operativo. Além disso, a solução não requer que a companhia aérea utilize nenhum outro produto Amadeus, já que pode integrar-se em qualquer sistema de serviço de passageiros.

A solução divide-se em três módulos: Airport Resource Tracker, Schedule Manager e Schedule Optimiser. A primeira é o Airport Resource Tracker, e a sua função é proporcionar às companhias aéreas capacidades exclusivas numa situação na qual o crescente tráfego aéreo impõe cada vez mais uma procura elevada sobre a capacidade dos aeroportos e do espaço aéreo. O módulo permite aos operadores interagirem de uma forma mais eficiente com o controlo do tráfego aéreo com o objetivo de realizar o melhor uso possível das slots de chegadas e saídas disponíveis nas pistas.

Os balcões de check-in, as portas de embarque e a zona de recolha de bagagem são também exemplos de limitações à capacidade aeroportuária onde a tomada de decisões de controlo operacional inadequadas pode provocar transtornos na experiência dos passageiros. O Airport Resource Tracker permite que seja possível fazer uma inclusão no processo de tomada de decisões das companhias aéreas para garantir aos utilizadores uma viagem sem sobressaltos.
A solução, que utiliza a inteligência empresarial em tempo real e características de visualização altamente avançadas, pode adaptar-se facilmente às prioridades exclusivas de cada companhia aérea e as suas necessidades comerciais em constante evolução.