Âmago: Em prol da eficiência energética

Âmago: Em prol da eficiência energética

Categoria Alojamento, Business
João Raposo

João Raposo

A ideia de um mundo livre de petróleo e de combustíveis fósseis, onde a independência energética é uma realidade, onde é possível reduzir os desperdícios de energia e aumentar a eficiência, esteve na base da criação da Âmago – Energia Inteligente. Formada por uma equipa de engenheiros e arquitetos que pretendem ir “ao âmago da questão” no que diz respeito à Eficiência Energética, esta empresa colabora na criação de edifícios mais confortáveis e sustentáveis com projetos térmicos, climatização, ventilação e energias renováveis. Nos edifícios existentes a Âmago realiza Auditorias Energéticas detalhadas cujo foco é, segundo explica João Raposo, gestor da empresa, “encontrar medidas de melhoria para reduzir os custos de energia, água e manutenção”. No seguimento destas auditorias a Âmago pode propor um Contrato de Desempenho Energético em que garante as Poupanças Previstas e “está disponível para financiar, conceber, executar, explorar e manter um conjunto de melhorias na unidade que são pagas com as poupanças geradas durante o período contratado”.
“Os hotéis são a nossa especialidade”, garante João Raposo, e aqui além da eficiência energética a Âmago desenvolve o software de Gestão de Manutenção GEMAX, “a forma mais simples de criar o Registo de Ocorrências e organizar a Manutenção Preventiva em qualquer unidade hoteleira”.
Neste momento, a empresa tem em curso certificações energéticas nas Pousadas de Portugal bem como outros trabalhos para o Grupo Pestana, onde o GEMAX é o software de Gestão de Manutenção. O responsável acrescenta que além disso, a Âmago é pioneira nos Contratos de Desempenho Energético em Hotéis como o Hotel Pestana Dom João II, em Alvor, onde está a reduzir os custos de energia em 25%. Além disso, ganhou um concurso nacional do Fundo de Apoio à Inovação para implementar um Contrato de Desempenho Energético que irá reduzir 48% dos custos de energia no Hotel Pestana Viking (na foto).