Amazing Evolution: “2020 está a ser um ano atípico para o turismo mas permitiu-nos criar soluções inovadoras e criativas para os hotéis”

A pandemia colocou várias restrições às viagens e eventos. Nos dias de hoje pouco se viaja por lazer ou negócios. Mas pode o teletrabalho oferecer novas vias de negócio para os hotéis? Começam a surgir quartos transformados em escritórios e diferentes ofertas para o segmento corporate. Será esta uma real aposta para o futuro da hotelaria? E quais as mais-valias de trabalhar a partir de um hotel? A Ambitur.pt entrevistou um conjunto de grandes cadeias hoteleiras e pequenas unidades para perceber melhor este recente “fenómeno”.

Sala de reuniões Amazing Evolution

2020 está a ser “um ano atípico e difícil para o turismo” mas “permitiu-nos criar soluções inovadoras e criativas para os hotéis”. Quem o diz é Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution em exclusivo à Ambitur. Não apenas para “atenuar as quebras na procura” mas, sobretudo, para “oferecer aos nossos clientes a oportunidade de trabalhar num outro espaço”, acrescenta.

O teletrabalho faz agora, cada vez mais, “parte da nossa realidade e acredito que muitas empresas o passam vir a manter no futuro”, considera a responsável, pelo que a Amazing Evolution sente que “há mercado para estas ofertas que permitem a utilização de salas para pequenas reuniões, a realização de almoços de trabalho ou mesmo usufruir de estadias durante o período de trabalho”. Em adição, a gestora de hotéis nota que “há uma maior procura tanto de empresas pequenas como de clientes particulares” que “pretendem sair das suas casas para trabalhar num outro ambiente, mais agradável, com natureza ou mar na sua envolvente”, partilha Rita Pereira.

Todas as empresas e negócios precisam de contacto humano”

A responsável afirma que “o segmento corporate apresenta-se com desafio ainda maior naquilo que é o contexto do turismo em 2020” e, nesse sentido, a Amazing Evolution tem “vindo a acompanhar a evolução das implicações da pandemia nas formas de organização do trabalho e dos negócios das empresas” de forma a “encontrar soluções que permitam ir regressando à atividade”.

Apesar de o teletrabalho ser “eficaz” e uma “boa solução” durante a pandemia, Rita Pereira defende que “todas as empresas e negócios precisam de contacto humano”, para discussões em equipa, de balanços e definição de novas estratégias, e ações de formação. Assim, a Amazing Evolution tem vindo a “criar as condições necessárias para promover encontros de empresas com segurança” e “todos os nossos colaboradores estão preparados para responder às novas necessidades” das mesmas, garante.

Todavia, Rita Pereira admite que fruto do reforço das medidas restritivas “a procura será mais restrita” mas que, ainda assim, “estamos sempre prontos para nos adaptar e conseguir dar resposta às necessidades dos nossos clientes”.

Ofertas Corporate: Meeting for free, Workation e Grey Season

Aldeia dos Capuchos

As ofertas da Amazing Evolution para o segmento corporate encontram-se “adaptadas ao posicionamento do hotel” sendo que para eventos de maior dimensão a gestora tem em portefólio o Algarve Race Resort, no Autódromo do Algarve, e o Aldeia dos Capuchos, em Almada – com a oferta Meeting for Free. Tal engloba “facilidades que habitualmente seriam pagas” como a oferta de sala, flipchart, blocos, canetas, águas e meios audiovisuais mediante um consumo mínimo de F&B (coffee break e almoço) por pessoa a partir de 30€. Já nos hotéis de pequena dimensão, adequados às PME’s, a Amazing Evolution oferece 15% de desconto em todos os serviços de aluguer de sala incluindo meios audiovisuais, alojamento e F&B.

Em termos de teletrabalho, Rita Pereira adianta que a Amazing Evolution oferece também “excelentes condições” em alguns dos seus hotéis porque “têm uma vista fantástica vista mar ou estão perto das grandes cidades e favorecem as deslocações rápidas”, como é o caso do You and the sea, na Ericeira. Esta unidade a par do Aldeia dos Capuchos apresentam o programa Workation – diário ou semanal – que integra um espaço privado para trabalho, pequeno-almoço, água e café, estacionamento, acesso ao ginásio e piscina interior além de descontos em tratamentos de spa e restaurantes. Na Ericeira inclui-se ainda almoço para uma pessoa e impressões e no Aldeia dos Capuchos, em Almada, acesso a sala de reuniões.

You and the sea

Finalmente, a Amazing Evolution criou ainda “ofertas para estadias longas” para “quem procure mesmo fazer do hotel a sua segunda casa”, sublinha a responsável. As ofertas são, em regra, para 14 dias de estadia e incluem acesso aos serviços e facilities do hotel, com descontos nos spas e restaurantes. Rita Pereira realça o programa Grey Season que está disponível para estadias de uma semana e que é adaptado ao tipo de hotel e sua localização.