Amazing Evolution defende “assertividade na gestão” para obter “resultados sustentáveis”

Apesar de um arranque do ano mais “tímido”, 2022 está a ser “muito bom” para as várias unidades geridas pela Amazing Evolution. Quem o diz é Rita Pereira, Head of Strategy and Business Development da empresa, que garante ser já notória a recuperação global nos vários destinos. “A partir do segundo trimestre essa recuperação foi muito mais acentuada, não só de um ponto de vista do crescimento da procura (taxa de ocupação), mas também pela diferenciação dos projetos no mercado, resultando num posicionamento mais elevado e no crescimento dos preços médios”, explica à Ambitur.

“a nossa estratégia continuará focada na promoção de conceitos autênticos procurando sempre os segmentos que valorizam este tipo de experiências”.

Mas para 2023, Rita Pereira assume que a grande expectativa é ainda a incerteza, sendo por isso “importante que estejamos preparados”. A responsável fala de uma expectável contração da procura mas adianta ser incerto o nível de redução da atividade que as unidades hoteleiras nos vários destinos poderão sofrer. E lembra que se, por um lado, os mercados nacional e europeu poderão estar mais expostos a um clima económico recessivo, por outro lado, o mercado americano está em crescimento, beneficiando ainda de uma moeda forte face ao euro. Além disso, o portfólio da Amazing Evolution é diverso, sobretudo formado por unidades de lazer, um segmento que “acaba sempre por demonstrar uma maior resiliência nestes períodos”, explica, frisando que “a nossa estratégia continuará focada na promoção de conceitos autênticos procurando sempre os segmentos que valorizam este tipo de experiências”.

“Está sempre subjacente às estratégias seguidas pela Amazing Evolution para cada um dos hotéis do seu portfólio, a criação de valor para o proprietário, e continua a ser esta a nossa ambição, mesmo em períodos mais incertos que nos obrigam a ter capacidade de adaptação muito rapidamente”

Rita Pereira admite que a implementação de estratégias de comunicação adequadas ao período atual é “muito importante” e por isso a empresa aborda cada hotel individualmente, para encontrar a sua melhor oportunidade no contexto prevalecente. “Está sempre subjacente às estratégias seguidas pela Amazing Evolution para cada um dos hotéis do seu portfólio, a criação de valor para o proprietário, e continua a ser esta a nossa ambição, mesmo em períodos mais incertos que nos obrigam a ter capacidade de adaptação muito rapidamente”, resume.

Crescimento e reconhecimento internacional

Sleep & Nature

Atualmente, a Amazing Evolution conta com 21 hotéis sob gestão, 19 dos quais em operação e dois em asset management. Até outubro, já abriu duas unidades – o Sleep & Nature, em Montemor-o-Novo, e o Estoril Vintage – e, até ao final do ano, abrirá ainda o Luster Hotel, no centro de Lisboa. Mas o crescimento não se fica por aqui e Rita Pereira dá conta de que está em fase final de construção “uma unidade muito especial” nos Açores, a abrir em 2024. Mas já no próximo ano deverão abrir mais dois boutique resorts, no Algarve e em Alcácer do Sal. A responsável da empresa garante que como a Amazing Evolution tem trabalhado cada vez mais com os proprietários em fases iniciais do ciclo de desenvolvimento dos projetos, há ainda algumas unidades em desenvolvimento cujas obras devem iniciar-se em breve e “que prevemos vir a gerir no curto prazo”.

Um crescimento a que não fica alheia a distinção, pela segunda vez, como melhor gestora de hotéis da Europa, e pelo quinto ano consecutivo como melhor gestora de hotéis boutique, nos World Travel Awards. Rita Pereira garante não haver “um segredo” para este sucesso mas sim “uma verdadeira paixão e dedicação por aquilo que fazemos”. E acrescenta: “Somos convictos de que é um nível exímio de serviço que tem a capacidade para diferenciar a experiência proporcionada ao hóspede, mas também somos sempre muito perseverantes naquilo que é a necessidade de assertividade na gestão de forma a obter resultados sustentáveis.”

*Por Inês Gromicho