Ambitur 318 já está em distribuição

Ambitur 318 já está em distribuição

Categoria Follow Us, Inside

A edição 318 da Ambitur já se encontra em distribuição.

A Grande Entrevista deste mês é com Fátima Vila Maior, o “rosto” da Bolsa de Turismo de Lisboa há oito anos. A atual diretora de Negócios e Conteúdos da FIL recebeu a Ambitur no Parque das Nações para mais uma Grande Entrevista. Economista de formação, está ligada à Feira Internacional de Lisboa e à Associação Industrial Portuguesa desde sempre. Passou por momentos desafiantes quando a BTL entrou no seu currículo mas hoje assume que o certame está bem e que “o mérito foi do setor, não nosso”.

Na Atualidade o destaque vai para um artigo sobre a Globalis Viagens, presente no mercado português há quatro anos e que aproveita a ocasião para fazer um balanço. “O nosso fator diferenciador alicerça numa estratégia de proximidade com o mercado”, frisa Fátima Silva, sócia gerente e diretora geral da agência de viagens.

Destaque ainda para a LATAM, que voa para Munique e pondera aumentar a frequência da rota Lisboa-São Paulo. E ainda para o novo estudo de impacto macroeconómico do Turismo na cidade e na região de Lisboa, realizado pela Deloitte para a Associação Turismo de Lisboa, abrangendo o período de 2015 a 2017, no qual a região cresceu a uma taxa média anual de 15,5% atingindo os 9,7 milhões de hóspedes em 2017.

Nos eventos, voltamos uma vez mais a abordar os Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que se realizam entre 7 e 9 de março, em Fátima, organizados pela ACISO. E ainda a ITB Berlin, onde estaremos também presentes para distribuir esta edição, feira que se realiza entre 6 e 10 de março, na cidade alemã. David Ruetx, Head of ITB Berlin, confirma: “Portugal é um destino muito popular entre os alemães”.

Na secção dos Transportes, a Transol comemora este ano o seu 25º aniversário, prometendo lançar várias novidades no mercado. E a Turkish Airlines reforça a operação em Portugal a partir deste verão, segundo confirmou à Ambitur Francisco Paixão, regional Marketing Representative da companhia, adiantando que a grande novidade será a cidade do Porto.

Na Distribuição, falámos com Paulo Mendes, diretor-geral da Airmet, que garante que “2019 vai ser um ano de grandes desafios para o nosso setor”, agora que a rede prepara a sua 16ª Convenção, a realizar-se entre 29 e 31 de março, no Vila Galé Évora. Já a Bestravel realizou a sua 15ª Convenção na Calheta, Madeira, e Carlos Baptista, administrador da rede de agências de viagens, apelou aos franchisados que concentrem esforços e se foquem nos desafios colocados pelo mercado.

Rui Pinheiro, proprietário da JR Táxis de Turismo, contribui para esta edição com um artigo de opinião onde efetua um balanço positivo de 2018. E António Proença, gerente da Carristur, celebra também os 20 anos da empresa. Ainda nos artigos de opinião, destaque para o da professora Mónica Oliveira, docente no ISAG – European Business School, que nos fala sobre “desenvolvimento de competências: mais formação, maior sucesso”.

Nesta edição, entrevistámos também Ricardo Pinheiro, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que nos diz que “O Alto Alentejo ainda é um território onde existe muito por descobrir, defendendo uma estratégia de promoção e divulgação nos canais certos.

Passando à Hotelaria, destaque para o Hotel Mundial, unidade gerida pela PHC Hotels, que nos apresenta várias soluções para a realização de eventos. Por sua vez, a Vila Galé acaba de apresentar o seu mais recente projeto, uma concessão no âmbito do Revive, em Alter do Chão.

Na secção de Travel & Lifestyle deste mês, começamos por oferecer-lhe um trabalho de descoberta da história da cidade portuense, com a Ultratur e a TAP; e o apoio da Cityrama e da Douro Acima.

Depois de vários anos com a rubrica “As Escolhas de…”, por onde passaram vários nomes e personalidades nacionais, apresentamos-lhe agora uma nova rubrica: “À mesa com…” onde todos os meses chamaremos um chef, nacional ou internacional, a contar-nos um pouco sobre a sua história e as suas preferências. A estreia é feita pelas mãos de Martin Berasategui, que está agora à frente do Fifty Seconds do Grupo SANA.

Percorra depois o país de norte a sul, passando pelas ilhas, com as muitas propostas de alojamento e empresas de animação turística, bem como eventos.