A edição 342 da Ambitur, que estará presente na Fitur, já se encontra em distribuição.
A Grande Entrevista deste número é a Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo. Conhecer o que é o NEST – Centro de Inovação do Turismo e qual a missão desta entidade, da qual o Turismo de Portugal é um dos oito sócios fundadores, foi o objetivo da Ambitur. O entrevistado não tem dúvidas de que Portugal está no bom caminho mas acredita que ainda tem de evoluir no apoio que dá às ideias, participando no risco inerente a inovar. E sublinha: “Há que massificar a cultura de inovação, não obstante os bons resultados”.
Ambitur dedica ainda esta edição a um trabalho especial sobre digitalização e inovação na Hotelaria, procurando saber se os hotéis estão a investir na inovação digital. A hotelaria em Portugal tem-se caracterizado, ao longo dos tempos, por ser muito tradicional, recorrer pouco às novas tecnologias e ao que estas podem trazer de positivo à operação hoteleira. E a pandemia poderá ter atrasado alguns destes projetos, apontando a mira a outras prioridades. Mas há hotéis cuja mentalidade está já em transformação, apostando em inovar para que a indústria se torne mais humana, sustentável e digital. Foi com alguns destes exemplos que a Ambitur falou, mostrando de que forma continuam a reforçar os investimentos na digitalização como forma de proporcionar aos hóspedes experiências diferenciadas.
Poderá ainda ler três artigos de opinião dos responsáveis por três regiões de turismo de Portugal. Vítor Costa, diretor Geral do Turismo de Lisboa e presidente da Entidade Regional de Turismo da região de Lisboa fala-nos sobre “Os desafios do turismo em Lisboa”; João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, diz “Adeus 2022, olá 2023”; e Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, escreve “2023: um ano de moderado otimismo no Centro de Portugal”.
Espaço ainda para uma entrevista a Sofia Almeida, a nova coordenadora da Área de Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, que explica qual a oferta desta instituição a nível do setor turístico e as mais-valias que os alunos poderão retirar ao optarem por estes cursos. Sublinha: “Queremos reposicionar a Universidade Europeia como uma referência na área do turismo e
gestão hoteleira”.
Em jeito de balanço, a Altice Arena divulga que teve, em 2022, o seu melhor ano de sempre.
Já na Smart Choice Audiosivuais, o objetivo é trabalhar com empenho para tornar os eventos realidade. Isso mesmo nos diz o CEO e fundador desta empresa familiar, Manuel Lopes.
Na Boost, aposta-se em proporcionar experiências turísticas inovadoras e disruptivas.
A edição 342 da Ambitur dedica a secção de Travel & Lifestyle ao Turismo Religioso, com um trabalho que passa por quatro regiões do país e a sua oferta neste segmento. E dá a conhecer a Capela dos Ossos, em Évora, e o Hotel Fátima, em Fátima.
Outras sugestões passam pela Feira do Queijo do Alentejo, uma escapada a Góis, um destino de natureza, ou a Loulé, um concelho com muito a descobrir. Barcelos apresenta-se com um mundo de criatividade sustentável a descobrir e sugerimos também uma visita à Mealhada, numa viagem que vai da Mata do Bussaco ao leitão e aos vinhos da Bairrada. Em Lisboa, porque não conhecer o Museu do Fado, a canção urbana da cidade, e aproveitar para experimentar o doce segredo português, os Pastéis de Belém.