Ampliações e renovações “animam” o setor hoteleiro

É certo que novos hotéis estão sempre a abrir e a surgir no horizonte. Mas os que cá estão também procuram competir da melhor forma que podem, renovando-se constantemente e ampliando as suas instalações para não perderem a sua quota de mercado e para, cada vez mais, surpreenderem quem os procura. Ambitur apresenta-lhe algumas destas unidades que se mostram de “cara lavada” para atrair cada vez mais clientes.

Marta Tavares da Silva

Está entre os melhores do mundo segundo a conceituada publicação Condé Nast Traveler, foi eleito o melhor hotel icónico da Europa nos World Travel Awards 2017 e é famoso pelo seu terraço no topo do edifício, com uma das melhores vistas sobre a cidade de Lisboa. Mas tal não significa que o Bairro Alto Hotel, em pleno Chiado, se deixe ficar parado. Assim, desde fevereiro de 2016 que esta unidade de cinco estrelas está a ser alvo de um projeto de ampliação e renovação, que implica um investimento de 30 milhões de euros. Mas só em novembro de 2017 teve mesmo de fechar portas para a última fase dos trabalhos e, antes de abrir, ganhou um novo diretor-geral, João Prista Von Bonhorst, que integrou a equipa em junho.

De acordo com Marta Tavares da Silva, administradora do Bairro Alto Hotel, as obras que estão a decorrer, e que ficarão concluídas no primeiro trimestre de 2019, representam uma “requalificação profunda” que abrange todas as áreas do hotel e ampliação para três novos edifícios, passando esta unidade a ocupar todo o quarteirão onde se insere. Com isto haverá “mais serviços e a oferta será ainda melhor”, garante.

Restaurante Bairro Alto Hotel

Originalmente, o Bairro Alto Hotel era formado por um edifício, ao qual se vieram então juntar mais três, todos do século XVIII. A área duplicará, de 55 quartos a unidade passará a oferecer um total de 87, dos quais 22 serão suites – 12 junior suites e 10 suites. E as novas suites primam pela dimensão generosa, com áreas dos 55 aos 70 m2, sendo que as junior suites terão entre os 43 e os 48 m2.

Do projeto consta ainda um novo restaurante com terraço e vista, um cocktail bar e uma pastelaria. A gastronomia é, aliás, uma das grandes apostas desta remodelação. O Flores do Bairro dá lugar ao BAHR – Bairro Alto Hotel Restaurante, com um terraço no 5º piso, aberto o dia todo, com um ambiente descontraído e uma carta marcadamente portuguesa. O antigo terraço do 6º andar passa assim a ser exclusivo aos hóspedes. No lugar do Café-Bar BA nascerá a Pastelaria, inspirada nas pastelarias tradicionais lisboetas, com uma seleção de clássicos nacionais. Já o cocktail bar Mezzanine terá vários momentos ao longo do dia, complementando a oferta do restaurante, e é aqui que o pequeno-almoço é servido.

Ainda novidade serão as quatro salas de reunião, entre as quais um auditório com capacidade para 60 pessoas, sendo que no total o Bairro Alto Hotel terá uma capacidade para cerca de 140 pessoas. E, para terminar, o novo wellness centre, dotado de uma sala de tratamentos dupla, uma sauna, duche terapêutico e ginásio equipado com a última tecnologia.

“Esta requalificação considerou as novas tendências de consumo, tendo em conta o crescimento do turismo em Lisboa e o histórico de procura pelo próprio hotel, a procura por quartos de dimensões maiores, a fraca oferta de salas de reunião no centro histórico da cidade e também a tendência dos hotéis do século XXI de serem um ponto de encontro para quem vive a cidade, sejam os lisboetas, sejam estrangeiros que estejam de visita à cidade e não estejam hospedados no hotel”, explica Marta Tavares da Silva.

Rita Pereira

Mais três unidades renovadas
Entre este ano e o próximo, a Amazing Evolution, entidade de gestão e prestação de serviços de hotelaria criada em finais de 2012, terá três unidades remodeladas. Em Lisboa será o Czar Lisbon Hotel, unidade de 4 estrelas localizada na Avenida Almirante Reis, que é fruto de um investimento de 500 mil euros. Este projeto incluiu as áreas comuns, restaurante e sala de reuniões, bem como a criação de algumas áreas lounge e de lazer para os hóspedes como o ginásio e a esplanada, bem como o espaço e todos os equipamentos que permitem ao hotel posicionar-se como “bike friendly e ter a certificação Bikotel, explica Rita Pereira, Business & Development Manager da Amazing Evolution. Esta fase já estará concluída, sendo que a próxima etapa ficará completa no início de 2019, incluindo alguns melhoramentos e decoração nos quartos. O objetivo é que “o hotel proporcione condições e serviços mais atrativos para os hóspedes e público local que nos visita”, frisa a responsável.

Placid Village

No Carvoeiro, o Placid Village, empreendimento turístico de 3 estrelas, foi alvo de um rebranding e reposicionamento do produto, que passou pela remodelação integral dos apartamentos e áreas exteriores, cuja primeira fase ficou concluída em abril deste ano. Numa segunda etapa serão criadas algumas infraestruturas de serviços e apoio complementares. “O reposicionamento do produto e a remodelação realizada visaram recuperar e modernizar o projeto, atualizando o produto de forma a ser atrativo para públicos mais exigentes que procuram aliar as praias de excelência do Algarve à tranquilidade”, refere Rita Pereira.

Por fim, na Madeira, a 45 minutos do Funchal, entre montes percorridos por levadas, o Paul do Mar Sea View Hotel há terminara a primeira fase do seu projeto de remodelação em 2017 e, em maio deste ano, concluiu a segunda etapa. Os trabalhos agora incidiram sobre as restantes áreas comuns, restaurante e algumas áreas de “back of house”, acrescenta a responsável da Amazing Evolution. “O Paul do Mar é um destino turístico também muito procurado pelo mercado local, onde a criação de um conceito diferenciador de F&B – o Pica no Isco – foi um dos elementos base desta segunda fase de intervenção”, adianta Rita Pereira.

Francisco Moser

Douro41 Hotel já reabriu
No Norte, mais concretamente na margem sul do Rio Douro, a meio caminho entre o Porto e o Douro Vinhateiro, em Vista Alegre (Castelo de Paiva), o Douro41 Hotel & Spa reabriu portas no mês de julho, a tempo do verão, após uma intervenção de sete meses. A unidade, que integra o portfolio da DHM – Discovery Hotel Management, foi alvo de uma remodelação integral e sofreu ainda uma ampliação, vendo nascer 20 novos quartos, num investimento de cerca de cinco milhões de euros. Francisco Moser, managing director da DHM, sublinha que o objetivo deste projeto foi trazer “novos espaços de restauração, uma melhoria das áreas de estar e de lazer” a esta unidade, que conta com Pedro Alvelos – anteriormente diretor-geral do Hotel Azor, em Ponta Delgada – como diretor.

As obras de renovação e as novas áreas têm a assinatura de designer de interiores Cristina Jorge de Carvalho e a arquitetura de Serôdio, Furtado & Associados. Para além da atenção ao design, serviço e restauração, o conceito do hotel tem por objetivo juntar a informalidade, sofisticação, criatividade com elementos da cultura local, dando a conhecer uma experiência de um Douro cativante, através de experiências sensoriais ou em sintonia com a natureza circundante.

Douro41 Hotel

Com 55 quartos e 6 suites, o hotel é caracterizado por linhas modernas e minimalistas, bem como pela combinação da luz natural com design contemporâneo e uma arquitetura que permite realçar a beleza do Rio Douro. O restaurante panorâmico Raiva, bem como o À Terra Bar & Canteen são duas das principais novidades. No Raiva, com a capacidade para cerca de 125 pessoas, a gastronomia da região encontra espaço para a interpretação de alguns dos sabores mais autênticos e emblemáticos, enquanto no À Terra Bar & Canteen segue-se a linha da marca, já presente em outros hotéis da DHM, privilegiando o conceito farm to table, com pratos de partilha, comida rústica e caseira, bem como os cocktails criativos.

Um das principais atrações é também o Douro41 Spa, que conta com uma equipa de terapeutas especializados, uma nova aproximação aos tratamentos, salas devidamente equipadas, uma piscina interior panorâmica e o circuito de hidroterapia.

O hotel conta ainda com duas piscinas panorâmicas, ginásio, movie corner, biblioteca, uma sala de reuniões, estacionamento e um lobby market, bem como uma fluvina própria com um ancoradouro com capacidade para 26 embarcações, tornando-se assim um ponto de passagem ou partida para descobrir o Douro através das suas águas.

Memmo Baleeira prepara-se para a próxima década

Rodrigo Machaz

Preparar o Memmo Baleeira para os próximos 10 anos, que se espera que sejam de crescimento, é o grande objetivo do projeto de renovação que Rodrigo Machaz está a levar a cabo naquele que foi a primeira unidade da sua cadeia, Memmo hotels. Melhorar a qualidade da estadia dos clientes é a grande meta e foi a pensar nisso que o grupo optou por uma remodelação integral, num investimento de cerca de três milhões de euros, que passou por vários pontos-chave do hotel de Sagres: restaurantes, piscina interior e exterior, ginásio, terraços, esplanada, jardins de entrada e parque de estacionamento, entre outros. Os quartos também ganham uma nova decoração e as casas-de-banho da unidade serão todas renovadas, assim como as salas de reunião, explica Rodrigo Machaz.

As famílias não foram esquecidas e deu-se assim luz verde para a renovação do Kids Club e para a criação de uma nova zona exterior para crianças com diversos equipamentos como trampolim ou parede de escalada. O responsável

Novo quarto Memmo Baleeira

diz que o grupo irá ainda apostar numa nova área de alojamento dos seus colaboradores.  “Sentimos que o destino começa a ter um cliente que privilegia a natureza mas que é também mais exigente, que está disposto a pagar mais mas exige mais”, admite Rodrigo Machaz, justificando este projeto de requalificação do Memmo Baleeira que se torna, assim um “quatro estrelas superior”. A primeira aposta foi no conforto do hotel o ano inteiro, pois “a procura pelo destino Sagres começa a ser cada menos dependente do turismo sol e praia, e mais focada no turismo de natureza e ativo”, procurando tornar a unidade menos de praia e mais de natureza. “Para tal optou-se por uma decoração em tons mais quentes, com materiais naturais e demos uma atenção especial ao conforto dos quartos e zonas comuns”, esclarece o diretor-geral dos Memmo Hotels.

O projeto, que arrancou em 2017 e ficará concluído em 2019, conta ainda com algumas inovações, como o Surf & Bike Center, com todas as comodidades para quem procura o hotel para a prática de surf e passeios de bicicleta; bem como uma nova piscina exterior aquecida direcionada para a natação.

Apartamentos The Village com nova imagem

Miguel Andrade, diretor Marriott Praia D’El Rey

Em Óbidos, os apartamentos do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, foram remodelados e apresentam-se agora com uma decoração mais fresca e acolhedora. O The Village conta com 34 apartamentos, cuja intervenção rondou os 15 mil euros por apartamento. A renovação dos espaços foi coordenada pela arquiteta Rita Gabriel, do Atelier Filosofia do Espaço, que substitui o mobiliário exterior e redecorou os quartos aplicando cores mais neutras, bem como as salas que ganharam novos tecidos e madeiras locais, apostando-se em tons neutros e claros. Recorde-se que o The Village integra apartamentos de um, dois ou três quartos, com partilha de piscinas comuns em cada bloco.

Além disso, o resort ganhou um novo Reino Mágico de Rey, em substituição do Kids Club. Instalado num espaço de 900 m2, conta com uma equipa de três animadores entre junho e setembro, e um programa de atividades para crianças dos três aos 12 anos. Após a época alta, o Reino Mágico de Rey irá manter-se em funcionamento, com acesso livre e gratuito, mas sem supervisão.  Novidades que por certo farão as delícias dos mais pequenos que visitam esta unidade e dos pais que poderão desfrutar do resort de uma forma mais tranquila.

Bairro Alto Hotel (Lisboa)
Conclusão: 1º trimestre 2019
Investimento: 30 M€
Novos quartos: de 55 para 87 quartos (22 suites)
Mais oferta: Novo restaurante BAHR no 5º piso, cocktail bar Mezzanine, Pastelaria, 4 salas de reunião, Wellness Center.

Czar Lisbon Hotel (Lisboa)
Conclusão: Início 2019
Investimento: 500.000€
Renovação: Áreas comuns, restaurante, sala de reuniões, decoração dos quartos.
Nova oferta: áreas lounge e de lazer, como ginásio e esplanada, espaço para equipamentos de ciclismo.

Placid Village (Carvoeiro)
Investimento: 700.000€
Renovação integral dos apartamentos e áreas exteriores
Novas áreas de serviço e apoio

Paul do Mar Sea View Hotel (Funchal)
Conclusão: maio 2018
Investimento: 600.000€
2ª fase: áreas comuns, restaurante e áreas de “back of house”.

Douro41 Hotel & Spa (Vista Alegre, Castelo de Paiva)
Conclusão: julho 2018
Investimento: 5 M€
Remodelação integral
20 novos quartos

Memmo Baleeira (Sagres)
Conclusão: 2019
Investimento: 3 M€
Áreas renovadas: restaurantes, piscina interior e exterior, ginásio, terraços, esplanada, jardins, parque de estacionamento, quartos e casas de banho, salas de reunião, kids club.
Novas áreas: Surf & Bike Center, piscina exterior aquecida, área infantil exterior.

 

Praia D’El Rey Golf & Beach Resort
Investimento: 510.000€ nos apartamentos The Village
Renovação: Quartos e salas, mobiliário exterior
Novas áreas: O Reino Mágico de Rey