ANA investe 50 milhões de euros para reforçar estrutura da pista do aeroporto do Porto

A ANA Aeroportos de Portugal assinou com a Acciona, o contrato de empreitada da obra de reforço estrutural da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no valor de 50 milhões de euros. Esta intervenção visa o desenvolvimento do aeroporto do Porto, um investimento de qualidade, segurança e desempenho ambiental, permitindo acomodar o crescimento do tráfego futuro.

A empreitada vai ter início no próximo 31 de julho e vai prolongar-se durante 19 meses. Todas as intervenções serão feitas entre as 00h00 e as 06h00, de segunda a sábado, para minimizar o impacto nas operações aeroportuárias.

A intervenção será realizada na pista e áreas adjacentes, nomeadamente na repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35, nas intervenções de reforço estrutural da pista, no ajustamento da geometria da faixa de pista (strip) e na linha de aproximação (sinalização luminosa) das pistas 17 e 35, na substituição do sistema de luzes de pista por LED’s, na renovação integral do sistema de drenagem da pista e na instalação de infraestruturas civis para a implementação de equipamentos de navegação (ILS categoria II) na pista 35 que vão permitir operações em baixa visibilidade.

Para Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroporto de Portugal, este “é um investimento estrutural relevante que vai contribuir para o desenvolvimento do Aeroporto do Porto, para que continue a ser um dos melhores aeroportos da Europa, de acordo com as opiniões dos passageiros”.

“Este é mais um investimento que fazemos nos aeroportos portugueses que demonstra o empenho das equipas da ANA e da VINCI Airports na promoção da conetividade aérea do país e das regiões e da segurança das operações”, sublinha o CEO da ANA.