Ana Mendes Godinho anuncia programa “Best” para os empresários do Turismo

Ana Mendes Godinho encerrou, na passada sexta-feira, a 30.ª edição do Congresso da Hotelaria e Turismo, promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). A secretária de Estado do Turismo frisou que “os resultados que temos tido são graças a quem trabalha no setor”. É neste sentido que o Governo vai lançar, já este mês, “um programa de capacitação de gestores e empresários na área do turismo. O programa vai chamar-se ´Best` porque quem trabalha no turismo são os melhores”, sublinha.

De acordo com a governante, “Portugal tem aquilo que são as tendências do futuro: tempo, autenticidade e silêncio”. Além disso, “tem a capacidade de saber receber” e “tem tudo para continuar a ser o melhor destino do mundo”.

No entanto, Ana Mendes Godinho destaca a importância de “assumir os compromissos e identificarmos as nossas prioridades para 2019” como a “captação de rotas e operações aéreas ao longo de todo o ano para os vários aeroportos nacionais”. Além disso, a aposta no “Go digital e conseguir que a nossa oferta se digitalize e ganhe escala” é vista como uma prioridade para o país, continuando o “ritmo de investimento do turismo”.  Como exemplo, a secretária de Estado referiu que, nos últimos três anos, “tivemos 1410 projetos turísticos” totalizando um valor de “1100 milhões de euros”. A par de toda esta “capacitação”, é fundamental “afirmar, cada vez mais, que o turismo em Portugal é um Turismo Sustentável do ponto de vista ambiental”, sublinha.

Para a representante, um outro desafio é também a “valorização e a qualificação dos recursos”, ou seja, “conseguir e saber reter talentos. Tem sido feito uma grande aposta de formação de recursos humanos na área do turismo”, refere. Só este ano, a Escola de Turismo tem “7500 pessoas, entre ações de formação inicial e contínua”. Mas “é preciso cada vez mais reconhecer e valorizar quem trabalha no turismo”. Neste sentido, até ao final do ano, “vai ser lançada uma campanha de valorização para as pessoas que trabalham no setor”.

Em jeito de conclusão, a governante lança o repto de “mantermos esta dinâmica de parceria que temos tido e, acima de tudo, continuarmos a garantir que em qualquer parte do mundo que se fale em ‘turismo’, o primeiro país que venha a cabeça das pessoas seja Portugal”.