A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens acaba de anunciar o lançamento de um novo programa de formação certificada direcionado aos agentes de viagens. Esta iniciativa visa dotar os profissionais do setor de novas competências técnicas e, em simultâneo, garantir às empresas o cumprimento de pressuposto legal das 40 horas de formação obrigatórias para todos os colaboradores.
O programa será totalmente gratuito para as agências de viagens e conta com o apoio da Euroceg, entidade que atua na área da formação certificada. Adicionalmente, todos os participantes poderão ainda ganhar até 40 euros após a conclusão da formação.
A formação será realizada através de uma plataforma online, garantindo acessibilidade e flexibilidade para os participantes, e estará disponível em dois formatos:
Síncrono – permite a participação em tempo real, com interação direta com os formadores.
Assíncrono – possibilita o acesso às sessões gravadas para que os profissionais possam acompanhar a formação ao seu próprio ritmo.
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos com suporte dos principais fornecedores das agências de viagens, proporcionando um conhecimento aprofundado e prático sobre estas ferramentas essenciais do setor. Os temas abordados têm como base a oferta dos produtos e serviços dos operadores turísticos, centrais hoteleiras, consolidadores, seguros de viagem e outros serviços de uso diário por parte das agências de viagens.
“Este programa de formação representa um marco para o setor das agências de viagens em Portugal. Nunca antes houve um esforço tão estruturado e acessível para garantir que os profissionais do turismo estejam preparados para os desafios do mercado. Acreditamos que a qualificação contínua é essencial para a competitividade das agências de viagens e, com este programa, totalmente gratuito e acessível a todos, damos um passo decisivo nesse sentido. Contamos com o apoio da Euroceg e dos principais fornecedores do setor para oferecer conteúdos práticos e aplicáveis ao dia-a-dia das agências”, considera Miguel Quintas, presidente da ANAV.