A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens emitiu um comunicado no passado sábado, dia 23 de setembro, na sequência do anúncio feito pela APAVT de que irá avançar com a criação do Dia Nacional do Agente de Viagens, tendo instituído a data de 31 de maio para assinalar a efeméride. Nesta nota divulgada à imprensa, a associação dirigida por Miguel Quintas sublinha que esta “é, e sempre foi, uma ideia peregrina da ANAV”, tendo sido, inclusivamente, apresentada no seu programa eleitoral e comunicada aos jornalistas a 30 de maio.
Para a ANAV, trata-se de uma “tentativa de usurpação de ideias” e sente por isso a necessidade de “reposição da verdade”, chamando a si “a ideia e o mérito de instituir o «Dia Nacional do Agente de Viagens”. Na mesma nota, a associação esclarece que se congratula “com a decisão da sua congénere APAVT, em assumir a necessidade da existência de um dia que celebre a nossa profissão, pese embora a mesma tenha demorado 73 anos para o fazer e, infelizmente, apenas o realize de uma forma atabalhoada e, no mínimo, caricata, que em nada prestigia a respeitável e decana instituição e os seus associados”.
De acordo com o mesmo comunicado, a associação sublinha ainda que o “Dia do Agente de Viagens” “pertence todas as mais de 3000 agências de viagens existentes, mas não se esgota aqui: o «Dia do Agente de Viagens» é de todos os milhares de profissionais que trabalham diariamente no nosso setor”. E recorda as palavras de Miguel Quintas, o presidente da ANAV: um dia que pretende comemorar e engrandecer uma das profissões mais importantes do turismo em Portugal e ainda não devidamente reconhecida, pese embora o esforço admirável que a nossa classe realiza diariamente para atender o mercado”.
Deste modo, a ANAV considera que o “Dia do Agente de Viagens” “nunca poderá ser propriedade de alguma associação em exclusivo” defendendo que “cada agente de viagens deve decidir quando gostaria de celebrar o seu próprio dia”. E, nesse sentido, informa que está já a desenvolver o site onde este tema estará exposto e que contará com uma plataforma de votação independente para todos os profissionais que pretendam escolher o aniversário do “Dia do Agente de Viagens” em https://www.diadoagentedeviagens.pt/.
E termina garantindo que se encontra em marcha um “processo inclusivo, de validação por variadas entidades do nosso setor, para instituição do “Dia do Agente de Viagens”, entre as quais o governo, instituições públicas, operadores turísticos, agências de viagens e individualidades de referência”.