Aniversário Ambitur: “O maior desafio será a reposição e conquista do produto/ destino junto do anterior e novo potencial cliente”

O 31º aniversário da Ambitur serviu de mote para sabermos qual a visão dos Conselheiros Ambitur sobre o futuro do turismo nacional, neste momento que muitos consideram ser de viragem da confiança do consumidor. Para se ter uma perspetiva ainda mais abrangente do que se pode passar nos próximos temos no negócio turístico nacional, acrescentámos ainda a posição institucional da secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, assim como a análise da nova equipa de gestão da TAP. Fica aqui o testemunho de Francisco Teixeira, CEO Grupo Royal Caribbean/ Melair Cruzeiros.

Falar sobre como vai ser a recuperação do nosso negócio é uma tarefa difícil, apesar de sentir que já estamos na fase de trabalhar com alguma estratégia na área comercial do negócio, e a traçar objetivos de médio prazo. Já estamos de volta, e com toda a certeza, que o regresso do negócio turístico nacional, depois de toda a resiliência, irá mostrar-nos melhorias na oferta e novas dinâmicas comerciais, que irão com certeza trazer de volta a normalidade ao negócio.

Apesar da nossa atividade ter estado parada durante tanto tempo, penso que a maioria das empresas se preparara para agora recomeçar a fase mais comercial, introduzindo estratégias de médio prazo, e preparada para enfrentar um ambiente mais competitivo. O atual conceito do digital trouxe-nos uma alteração de paradigma para um ambiente muito mais globalizado, mas também com outras e novas oportunidades, mas onde todos concorrem com todos, e por isso, num ambiente muito mais exigente para os nossos planos de marketing. Penso que esta é a altura de pormos em prática as nossas estratégias de marketing e comerciais de uma forma mais agressiva e com confiança.

Difícil opinar quais as bases que devem sustentar a estratégia de cada produto/destino, e numa concorrência ainda mais feroz. Penso que numa primeira fase há que reconquistar o consumidor para o nosso produto/ destino, mostrando a nossa diversificação e qualidade, aliado a dinâmicas de pricing de acordo com o comportamento do mercado. Em simultâneo, trabalhar dinâmicas comerciais com o trade, que lhes permita apresentar ao seu cliente boas e variadas opções, e os níveis de segurança e protocolos do nosso produto /destino.

Para mim, o maior desafio do setor será a reposição e conquista do produto/ destino junto do anterior e novo potencial cliente, e também, conseguir atraí-lo. O consumidor também está a entrar numa fase de recuperação de hábitos sociais e culturais, e que deverá ser acompanhado de dinâmicas comerciais do produto/destino. Considero ser este o nosso maior desafio, mas que acredito plenamente que o vamos conseguir, e até melhorar muitos aspetos do passado, e tornar-nos ainda mais competitivos.