AP Hotels: “É fundamental a aposta em soluções digitais para melhorar e automatizar processos”

A Ambitur publicou, na sua edição 342, um trabalho sobre digitalização e inovação na hotelaria, tendo falado com várias cadeias hoteleiras e hotéis independentes para saber de que forma se posicionam neste campo. Se é verdade que há unidades onde os projetos no campo da inovação digital poderão ter ficado “perdidos” com a pandemia, também é verdade que outras há que já apostam em inovar para que a indústria se torne mais humana, sustentável e digital. Isso mesmo nos diz Emanuel Freitas, diretor geral da AP Hotels & Resorts.

O Grupo AP Hotels & Resorts soube posicionar-se para o regresso da procura pós-Covid pois houve um trabalho de preparação e melhorias a vários níveis, explica Emanuel Freitas. O diretor geral da cadeia hoteleira aponta, como exemplos, o novo site, investimentos em vídeos e visitas virtuais e melhorias significativas no motor de reservas/website. Além disso, houve também uma aposta na dinamização do CRM e do Clube de Fidelização (Clube AP), e ainda nos Quiosques Self Service em duas unidades hoteleiras, permitindo ao cliente fazer, de forma autónoma, check-in e check-out, obter a chave do quarto ou receber informações importantes sobre a sua estadia.

Neste momento, a AP Hotels & Resorts tem em curso projetos como dashboards analíticos em Power BI, conectados ao PMS e ERP para “agilizar a informação no departamento financeiro com informação clara, apelativa e em tempo real”, explica o responsável.

Já nos quartos das diferentes unidades hoteleiras, o grupo vai apostar na Digital Signage e Digital Hospitality com vista a permitir que o cliente tenha uma experiência personalizada no seu quarto através das TVs, podendo aí consultar a sua conta corrente, adquirir produtos ou serviços e aceder a outras informações relevantes sobre a sua estadia.

Emanuel Freitas não tem dúvidas de que, numa sociedade cada vez mais global e conectada, “é fundamental a aposta em soluções digitais para melhorar e automatizar processos”. Além disso, defende a adoção de estratégias de comunicação para ir de encontro a um cliente cada vez mais digital.

Por Inês Gromicho (O trabalho “Estão os hotéis a investir na inovação digital?” pode ser lido na íntegra na Ambitur 342)