Por Lino Martins, diretor comercial – Grupo AP Hotels & Resorts
O Grupo AP Hotels & Resorts apresenta-se com confiança para 2025!
O grupo terminou 2024 com resultados muito positivos, sendo que os objetivos de faturação total do grupo foram superados em 2% em relação ao objetivo total do ano, e acrescento, que foram alcançados os objetivos em todas as unidades do grupo! Os bons resultados verificados ao longo de 2024, permitiram-nos tomar decisões de gestão mais ambiciosas que culminaram na manutenção de 8 dos 9 hotéis do Grupos em plena operação durante o inverno, ou seja, abertos durante todo o ano. A única unidade que encerra, o AP Adriana Beach Resort, irá reabrir já dia 30 de janeiro de 2025, ou seja, um encerramento muito curto.
Para 2025, todas as unidades do grupo apresentam valores de venda em linha ou acima em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que essas variações se situam entre 1% acima e os 20% acima, ou seja, perspetiva-se um bom ano de 2025 onde temos a novidade no lançamento do novo AP Sines. Trata-se da recuperação do antigo hotel Sinerama que agora é uma nova unidade a ser relançada no início de 2025.
Para 2025, notamos uma grande normalização e forte procura de mercados estabelecidos, especialmente no Algarve, com o Reino Unido à cabeça sem esquecer o mercado Alemão e o Francês. Importa referir que neste momento contamos já com uma forte componente de reservas de clientes nacionais, que até costumam tradicionalmente reservar um pouco mais tarde. Essa procura implica que alguns dos principais indicadores de gestão, como ADR e Taxa de ocupação, estejam transversalmente acima no Grupo AP Hotels & Resorts. Este sucesso está assente numa boa estratégia que abrangeu diversas áreas de negócio. Creio sinceramente que soubemos realizar as parcerias certas e nos mercados certos, temos apostado continuamente no posicionamento da marca AP Hotels & Resorts nos diversos segmentos: Operadores com várias parcerias estratégicas em diversas unidades do grupo, segmento OTA com alguma diversificação de contas, mais contratação e claro uma gestão de preços e tarifas mais atempada e reafirmamos para 2025 uma forte aposta no segmento Mice, com a presença repetida em fóruns e workshops, sobretudo no mercado europeu, sem esquecer claro uma forte aposta no cliente nacional onde teremos uma revisão do nosso programa de loyalty o Clube AP, que trará boas novidades para 2025.
Tem sido um ano trabalhoso, esforçado, mas sinceramente muito positivo!
*Este artigo foi publicado na edição 350 da Ambitur.