AP Madeira aprova orçamento e destaca prioridades para 2024 e 2025

O Orçamento e o Plano de Atividades da Associação de Promoção da Madeira para 2024 e 2025 foram aprovados na Assembleia Geral que decorreu esta terça-feira no Funchal. Na reunião foram admitidas, ainda, a entrada de oito novos sócios das áreas das agências de viagens, de animação turística, de marítimo-turísticas, da restauração, de produtos regionais e da prestação de serviços de saúde e bem-estar, totalizando agora a AP Madeira 332 associados.

O presidente da Associação de Promoção da Madeira e secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, evidenciou a unanimidade que existiu na votação dos referidos documentos na reunião, tal como já havia acontecido no Conselho Consultivo, na semana passada.

Em concreto, o orçamento da AP Madeira para cada um dos próximos dois anos será superior a 16 milhões de euros, verificando-se um aumento de 5% em relação ao corrente ano. ​

Eduardo Jesus sublinhou que os objetivos da associação para 2024 e 2025​ “visam garantir a consolidação sustentada dos mercados tradicionais estratégicos, Portugal, Reino Unido, Alemanha e França e, igualmente, assegurar a consolidação do mercado português, no sentido do destino continuar a ter os níveis de sazonalidade registados e contribuir para o aumento da estada média”. ​

Para o efeito, o presidente da Associação de Promoção da Madeira refere que “há a intenção de recuperar ainda mais as acessibilidades e operações nos mercados nórdicos, aumentar a quota dos mercados perante os mercados prioritários e considerar operações a partir dos mercados de diversificação”.​ Neste âmbito, sublinha, ainda, o foco no fomento da presença no continente americano, com especial incidência nos EUA, Canadá e Brasil.​

De referir que constituem outros objetivos da AP Madeira, nos próximos dois anos, inovar e ampliar os conteúdos; atrair e apoiar eventos de referência; a presença em OTA’s (agências de viagens online) com atuação nos mercados prioritários e/ou de diversificação e trabalhar para assegurar o turismo inclusivo (sénior, mobilidade reduzida, LGBT, entre outros). ​

O Plano Promocional 2024-2025 da Associação de Promoção da Madeira atende as linhas orientadoras do Turismo 2022-27, o ​posicionamento da Marca Madeira​ e as tendências de mercado para o novo ano, onde sobressaem ​a sustentabilidade​, o bleisure​ (termo inglês que concentra turismo de negócios e de lazer), Set-jetting​ (viagens inspiradas por localidades de séries de filmes), Saúde e bem-estar​, Turismo Cultural​, social media inspiration, viagens com propósito​ e a digitalização​.