Apanhe boleia com Um Eléctrico chamado Tágide, a nova esplanada de lisboa

Lisboa tem agora uma nova esplanada localizada no coração do Chiado. Um eléctrico chamado Tágide é  o nome do novo projecto do Restaurante Tágide, uma esplanada que convida quem passa a viajar pela rota dos sabores da sua carta e a conhecer todo o misticismo da época dos descobrimentos, especialmente as Ninfas que habitaram os mares nunca antes navegados. É também uma homenagem ao conhecido Eléctrico 28, que todos dias passa à porta do restaurante.

Foi nas Ninfas de Camões que o novo chef do Restaurante Tágide, Gonçalo Costa, também se inspirou e criou esta carta. De manhã, nada melhor do que “Acordar com uma Ninfa…”: há muesli de frutas com iogurte, pão Ssaloio, queijo fresco, alface e abacate, papaia com granola e mel e Ninfa com folhos. Caso prefira “Ninfas só para entreter…”, pode sempre optar por crudités de legumes (cenoura, aipo e pepino) com maionese de alho, ervilhas com wasabi ou nachos com guacamole. Mas se a sua onda é mais “Ninfas para Petiscar…”, opte antes por endívias com tártaro de corvina, camarão e mexilhão marinado, salada de polvo, peito de frango frito com sweet chilli ou um queijo fresco e frutos secos. Para quem prefere algo mais consistente como “Ninfas para Trincar…”, há ainda torricado de sardinhas marinadas, pão saloio com salmão e abacate ou um rosbife no pão com mostarda cornichon, alface romana e tomate.

Para as “Ninfomaníacas…” por saladas e uma alimentação mais saudável, a esplanada sugere alface romana, sardinhas marinadas, tomate cherry, azeitonas e queijo fresco, salada sazonal com frango marinado com pesto de coentros, croquetes de enchidos sobre couve roxa crocante e molho de iogurte ou uma salada de agrião com porto belo, foie gras e parmesão. Mas as “Ninfas gulosas…” também são de perder a cabeça: um pastel de nata com bola de gelado artesanal, uma panacotta de maracujá com mousse de chocolate, uma salada de fruta ou gelados de uma ou mais bolas.

Para acompanhar esta Ninfas, há à disposição uma carta de bebidas variada: vinhos, gin’s, cocktails, águas, sumos e refrigerantes e cervejas, sendo a Estrella Damm uma das estrelas, para proporcionar uma experiência gastronómica mais completa e de qualidade. 

“Este projeto  surge de uma parceria com a Academia Nacional de Belas Artes, que aceitou lançar um desafio aos alunos de Belas Artes para a criação da imagem para esta esplanada, tendo como temática a cidade de Lisboa, as ninfas do Tejo de Camões, a adaptação do tema ao formato do eléctrico e a marca da Portugalidade que queremos transmitir aos nossos clientes”, explica Suzana Barros de Brito, proprietária do Restaurante Tágide e impulsionadora deste novo projeto, citada em comunicado. “Luís de Camões pediu inspiração às Tágides para escrever Os Lusíadas. E nós pedimos aos alunos que dessem asas à sua imaginação”, refere, acrescentando que, neste caso, foi Catarina Serafim, aluna finalista do curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes, a vencedora do desafio.

Para Catarina Serafim, a premiada, “representar Lisboa, especialmente num eléctrico, foi um verdadeiro desafio. Lisboa é cor, é a música cantada pelas fadistas de Alfama, o sol, a alegria, o Tejo, a literatura, a calçada, os manjericos… A cidade é uma excelente fonte de inspiração e foram estes os elementos que senti a obrigação de retratar. As Tágides, belas e sensuais, de “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões também não poderiam faltar, não sendo elas as personagens principais deste projeto”. 

A esplanada funciona de segunda a quinta-feira, das 12 às 21 horas, e sexta-feira e sábado, entre as 12 e as 22 horas.