APAVT: “A nossa ambição é termos a esmagadora maioria das agências de viagens Checked by Deco”

A APAVT e a DECO acabam de anunciar o lançamento, a partir de outubro deste ano, de um “projeto diferenciador” e “distintivo”. São estas as palavras usadas por Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, para definir o “Checked by DECO“, um plano de formação e auditoria que leva à atribuição, em caso da agência de viagens cumprir todos os requisitos, deste “selo” num processo que dura, em média, cerca de três semanas.

“Este é um projeto que vem trazer mais e melhores competências técnicas às agências de viagens da APAVT no cumprimento legal dos direitos dos consumidores”, explicou o responsável associativo, numa conferência de imprensa conjunta que teve lugar ontem, em Lisboa. Por outro lado, adiantou, o “Checked by DECO” traz “mais transparência na transmissão de informação”. Ou seja, “introduzimos a montante da viagem mais confiança por parte do consumidor”, remata Pedro Costa Ferreira.

O responsável assume que embora, do ponto de vista legal, se trate de um processo facultativo, “a nossa (APAVT) ambição, sabendo nós que é um processo evolutivo, é termos a esmagadora maioria das agências de viagens Checked by DECO”. A associação tem pois pela frente um trabalho de motivação das agências de viagens e o presidente da APAVT não tem dúvidas de que estas sairão deste processo “com maior diferenciação, mais capazes de defender o cliente se algo correr mal porque têm o Provedor do Cliente, mais capazes de observar os direitos do consumidor e a transparência na transmissão da informação”. No fundo, resume, as agências terão “a certeza, pelas melhores práticas conhecidas, que estão a tratar bem o cliente e a fazer um bom trabalho”.

Por seu lado, Luís Silveira Rodrigues, presidente da Associação de Defesa dos Consumidores, explica que este protocolo é um serviço prestado pela DECO, que tem também expectativas de vir a estendê-lo, mais tarde, a outros setores económicos. Para já, e em conjunto com a APAVT, o trabalho passa por “pegar nas agências de viagens onde elas estão e levá-las, se não estiverem já lá, à excelência que a defesa do consumidor exige”. O dirigente associativo esclarece que não se trata de um “prémio ou marca” que se atribui, sendo sobretudo um “processo que se faz com a agência, procurando crescer e levá-la, se esta assim o quiser, a cumprir os mais altos níveis de qualidade para com os consumidores”.

Para serem agências de viagens “Checked by DECO”, as empresas têm primeiro de preencher um formulário prestando informação relacionada com os requisitos pré-contratuais e contratuais, informação esta que é analisada pela DECO em três semanas, levando à elaboração de um relatório que refere se a empresa está ou não preparada, produzindo recomendações no caso de não estar.

O selo tem a validade de um ano, sendo sujeito a avaliações trimestrais e à possibilidade de um cliente-mistério.

Por Inês Gromicho