APAVT e CEAV realizam Jornadas Técnicas na Ilha Terceira em 2019

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), com o apoio do Turismo dos Açores, asseguraram a organização, em abril do próximo ano, das Jornadas Técnicas da Confederação Espanhola das Agências de Viagens (CEAV), evento hoje apresentado em Madrid.  Estas jornadas, que reunirão mais de uma centena de agências de viagens de toda a Espanha, vão decorrer em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, constituindo uma oportunidade inédita de promoção deste destino junto do importante mercado espanhol.

O desafio foi originalmente apresentado pela APAVT à sua congénere espanhola. Constitui a primeira iniciativa no âmbito da criação da nova Plataforma Ibérica das Agências de Viagens pelas duas organizações, em inícios do passado mês de abril, tendo de imediato acolhido o interesse e apoio da Secretaria da Energia Ambiente e Turismo dos Açores.

“Contribuir para a promoção do nosso país enquanto destino turístico, tem sido, no âmbito das nossas relações internacionais,  um dos pilares da atuação da APAVT. Fazê-lo, dando resposta ao acordo ibérico assinado com a nossa congénere CEAV, e envolvendo os Açores, que já foi nosso ‘Destino Preferido’, é, sem dúvida,  circunstância especial de contentamento”, afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, em comunicado. “Existe enorme curiosidade da parte do trade espanhol e grande entusiasmo por parte da Região Autónoma dos Açores”, sublinhou, acrescentando que prevê “um enorme sucesso para este evento, traduzido em aumento da procura deste arquipélago por parte do mercado emissor espanhol”.

Por seu lado, a secretária da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, reconhece a importância da realização deste encontro para a promoção do destino. “É, em dúvida, mais uma oportunidade dos Açores e, em particular a ilha Terceira, se darem a experienciar através das emoções que hoje se podem vivenciar no arquipélago, cada vez mais ativo e reconhecido da Europa em qualquer altura do ano”.

Finalmente, para o presidente da CAV, Rafael Gallego, o objetivo destas jornadas é a profissionalização do agente de viagens através da formação no destino. Em particular, “para que posteriormente o agente, já especializado nesse destino, possa dispor de uma nova proposta, totalmente atualizada, para oferecer ao cliente final. Estas jornadas vão “mergulhar” o agente de viagens na cultura, história, natureza e gastronomia do destino”, garante.