A APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo – lançou oficialmente esta segunda-feira a campanha anual do Provedor do Cliente, uma entidade pioneira na Europa, que se consagra à promoção dos direitos e interesses legítimosdos utilizadores de serviços das Agências de Viagens e Turismo nacionais Associadas.
Na semana que marca o arranque de mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (13 a 17 de março na Feira Internacional de Lisboa – FIL), evento a que muitos portugueses recorrem para conhecer as ofertas para destinos de férias, a APAVT pretende com esta campanha “divulgar os cuidados, serviços e direitos a que os consumidores podem recorrer em caso de necessidade, através do Provedor do Cliente, quer na seleção, usufruto ou após experiência das viagens que desejam efetuar”, refere em comunicado.
Desde 2016 que o Provedor do Cliente da APAVT desenvolve campanhas informativas, prestando um serviço de apoio e resolução de problemas nos vários momentos do contexto de viagem dos consumidores. O Provedor do Cliente das Agências de Viagens foi instituído em 2003 e é uma garantia exclusiva das Agências de Viagens associadas da APAVT.
Além da sensibilização da sociedade civil, a campanha multimeios que hoje teve início estará numa primeira fase centrada na BTL, promovendo a visita à Feira de Turismo, ao stand da APAVT e os serviços promovidos pelo Provedor do Cliente.
“Num mundo cada vez mais global e onde as viagens fazem cada vez mais parte da vida das empresas e dos consumidores, é muito importante que os todos tenham conhecimento da existência de uma entidade que está apta a apoiar quer nos momentos de decisão, quer nos imprevistos que eventualmente surjam no decorrer das suas deslocações. O Provedor do Cliente assegura que as experiências possam ser vividas em segurança, fator essencial quer para as famílias, quer para aqueles que têm essa necessidade a nível profissional”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.
A segunda fase da campanha ocorrerá em maio/junho, meses em que os portugueses na sua larga maioria efetuam a compra de férias.
No stand APAVT/Travelport, situado no Pavilhão 4 e que totaliza uma área de 1200 metros quadrados, estarão também na qualidade de parceiros 12 operadores turísticos, duas rent-a-car, duas companhias de cruzeiros e mais de 50 agências de viagens.
Segundo o estudo da Augusto Mateus e Associados/Ernest & Young publicado a 31 de janeiro de 2014, o setor das Agências de Viagens está a crescer acima dos demais setores de turismo e económicos do País, representando em valor direto, indireto e induzido, 3 242 milhões de euros, cerca de 2,1% do PIB.