APAVT promove estudo sobre o setor de viagens

A Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT) e a consultora Augusto Mateus & Associados assinaram, na passada sexta-feira, 17 de março, na BTL, um acordo que prevê a elaboração de um estudo sobre o valor do setor de viagens na economia nacional. A investigação será primeiramente apresentada em Macau.

Para fundamentar este “importante investimento”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, afirmou, durante um encontro com a imprensa, que “havia alguma ambição da APAVT em olhar mais pormenorizadamente o mercado e os números do setor”.

Segundo o responsável, esta investigação tem dois objetivos principais: conhecer melhor o setor e traçar o caminho estratégico a seguir e, por outro lado, “tentar também iluminar um bocadinho o caminho do futuro da própria APAVT”, sublinhando que, “através de um conhecimento mais detalhado do setor conseguimos nós próprios perceber como é que podemos ajudar os nossos associados e como é que podemos representar melhor o setor.

Mais: de um ponto de vista qualitativo, diz Sandra Primitivo, partner da consultora Augusto Mateus & Associados, pretende-se avaliar “a forma como o setor se posicionou ao longo da cadeia de valor das viagens e turismo e como e que respondeu face às tendências, muito patrocinadas pelas tecnologias de comunicação, onde o indivíduo começa a ter maior poder para desenhar as suas viagens”.

Por fim, avança ainda que irão “fazer um trabalho de terreno muito forte e que as estatísticas jamais podem evidenciar”, acrescentando que querem também “procurar os pontos fortes e os pontos fracos e as oportunidades que o sector terá para se desenvolver no horizonte pelo menos de 2020”.