APECATE encerra inscrições para 4º Congresso

A APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos acaba de encerrar as inscrições para o seu 4ª Congresso que se realiza nos próximos dias 29 e 30 de janeiro, no Montebelo Vista Alegre Hotel, em Ílhavo. A associação conta com um total de quase 200 participantes.

O programa definitivo também já é conhecido. De acordo com a ideia inicial, o 1º dia será dedicado a questões de fundo, com especial incidência nas suas vertentes mais práticas e operacionais.
Depois do já anunciado Painel 1, onde será recorrente o tema da internacionalização das empresas e os desafios que as novas tendências do mercado lhes colocam, merece destaque o Painel 2 “Desenvolvimento turístico e ordenamento – problemas, desafios, soluções”. Partindo do pressuposto que algumas situações identificadas como decorrentes do crescimento, quer da oferta quer do número de turistas, devem ser equacionadas como problemas do âmbito do ordenamento, espera-se que os três oradores deste painel – Margarida Cancela d’Abreu, arquiteta paisagista especialista nesta área, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, e Manuel Aranha, vereador do Turismo e do Comércio da Câmara do Porto – tragam para este debate experiências e princípios de atuação que possam inspirar soluções criativas e participadas em prol da salvaguarda, em simultâneo, dos direitos dos habitantes, dos turistas e dos empresários do sector.

No 2º dia, existe uma natural expectativa relativamente às cinco comunicações da manhã, nas quais serão abordados temas tão pertinentes e variados como o Inbound Marketing, os instrumentos de formação disponíveis para a modernização de modelos de negócio e as potencialidades de projetos inovadores como a “Social Booking System for Tour Experiences”.

Na parte da tarde, depois da intervenção, também já anunciada, de Christopher Doyle, é grande a curiosidade e o interesse que está a despertar a presença de Maria Emília Pimenta, Diretora dos Serviços do IVA, que aceitou o desafio de responder em direto às dúvidas dos empresários sobre os regimes do IVA nas transações nacionais e internacionais B/B e B/C, nas áreas da organização de congressos, eventos e animação turística.