APENO anuncia Pós-Graduação de Vinho e Enoturismo em parceria com instituições de ensino

A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e o IPLUSO/ESCAD – Instituto Politécnico de Lusofonia / Escola Superior de Ciências da Administração, trabalharam em conjunto para desenhar uma Pós-Graduação inédita onde, mais do que nunca, a teoria e a prática vão andar de mãos dadas. Do corpo docente fazem parte reconhecidas personalidades do vinho e do enoturismo, e as aulas iniciam em outubro.

O Enoturismo é um produto turístico fundamental para o desenvolvimento das regiões vitivinícolas e de toda a indústria relacionada com o mundo do vinho que, ao longo dos anos, alcançou uma notoriedade considerável. Por essa razão, a Universidade Lusófona, o IPLUSO/ESCAD e a APENO firmaram uma parceria para construir de raiz um curso de Pós-Graduação (PG) em Vinho e Enoturismo, com um programa que abrange o mundo do vinho na sua globalidade, desde a enologia à análise sensorial dos vinhos de cada região, assim como às suas tipicidades. A PG fica completa com um conjunto de unidades curriculares que pretendem dotar os participantes de conhecimentos relacionados com a história, as práticas e a gestão do enoturismo. Um programa muito completo onde o vinho e o enoturismo são abordados por um corpo docente muito experiente / diversos e reconhecidos players do mercado, figuras incontornáveis do mundo do vinho e da gastronomia, nomeadamente produtores e enólogos, responsáveis de enoturismo, empresas de distribuição, sommeliers, chefes de cozinha, entre outros. A apadrinhar esta PG, está também a OMET / GWTO – Organização Mundial de Enoturismo / Global Wine Tourism Organization, que organizará juntamente com a APENO um conjunto de webinars relevantes onde se discutirão temas pertinentes do Enoturismo a nível mundial.

“A ideia surgiu naturalmente. O enoturismo cresceu e ganhou uma enorme visibilidade ao longo dos anos. Por isso desafiámos a APENO a apoiar-nos na missão de construir de raiz esta pós-graduação que será lecionada através de aulas presenciais e em b-learning”, afirma Mafalda Patuleia, diretora de Turismo da Universidade Lusófona. “A adoção duma metodologia mista de ensino, permitirá que as unidades com maior necessidade de contacto sensorial sejam lecionadas em sala de aula, sendo complementadas pelo ensino e colaboração à distância”, remata.

A coordenar a PG está o Sommelier e docente de Enogastronomia, Arlindo Madeira, e a jornalista de Vinho e presidente da APENO, Maria João de Almeida, ambos com grande experiência nos setores do vinho e do enoturismo. No programa, foram tidas em conta as temáticas mais pertinentes nestes setores, que vão permitir aos participantes adquirir conhecimentos relacionados com: Práticas e técnicas enológicas; Experimentação e tendências enológicas; Prova sensorial do vinho; Enogastronomia; Serviço do vinho em fine dining; História e desenvolvimento do Enoturismo, a Carta Europeia do Enoturismo; Casos de sucesso e tendências do Enoturismo; Criação de valor através do Enoturismo; Gestão de empresas , produtoras de vinho; Gestão de distribuidoras de vinho; Criação e gestão de marcas de vinho; Criação e gestão de marcas e branding e Criação e gestão de empresas de Enoturismo.

“Com esta PG quisemos ser muito abrangentes. Há gente de Turismo que não percebe de vinho e vice-versa, mas para alguém se dedicar verdadeiramente à área do Enoturismo, é necessário ter formação nas duas áreas de forma a oferecer o melhor serviço possível”, diz Arlindo Madeira. “A PG vai decorrer de outubro a janeiro do próximo ano e, pela qualidade das temáticas e dos docentes, temos a certeza que será um sucesso”, remata.

Maria João de Almeida, presidente da APENO, não podia estar mais de acordo: “A área da formação sempre foi uma questão de honra para a APENO, por isso, quando surgiu esta oportunidade, foi um prazer desenhar de raiz esta PG que é completamente diferente do que tem sido feito, é uma pedrada no charco. Queremos trazer o mundo real do Vinho e do Enoturismo para dentro da universidade e, para isso, contamos com a experiência de profissionais que trabalham no mundo real”, afirma.

Uma equipa de luxo composta por nomes de referência

Tal como referem os coordenadores, «boas lições não vão faltar, assim como debates interessantes no setor do Enoturismo». Assim será, a ver pelo painel de docentes onde constam, além dos próprios, alguns dos nomes mais sonantes dos setores do vinho e enoturismo: Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal); Bernardo Gouvêa (Presidente do IVV); Francisco Mateus (Presidente da CVR Alentejo); os enólogos Anselmo Mendes e Paulo Laureano; os produtores Dirk Niepoort e Luís Pato; o Sommelier Gonçalo Patraquim; Paula Sousa (Directora de Enoturismo da Aveleda); Dominic Symington (Presidente do Conselho de Estratégia Comercial da Symington Family Estates).; Frederico Mourão (Diretor de Enoturismo da Symington Family Estates); António Soares Franco (Vice-Presidente da José Maria da Fonseca); Sofia Soares Franco (Diretora de Enoturismo da José Maria da Fonseca) Rita Nabeiro (CEO Adega Mayor) ; Bernardo Alves (CEO Adega Mãe); Ana Teixeira (Diretora de Enoturismo Global Wines); José Espírito Santo (CEO Vinalda); Bruno Amaral (Director de Distribuição Vinalda); Sérgio Pereira (Sommelier e Director de Vinhos Vinalda); Martim Guedes (CEO Aveleda); Ana Luísa Rebelo (Diretora de Enoturismo, Vendas e Marketing Torre de Palma); Alexandre Relvas (CEO Casa Alexandre Relvas); Luísa Amorim (CEO Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo); Lídia Monteiro (Diretora de Marketing Turismo de Portugal); Nelson Guerreiro (Sommelier e Brand Ambassador Garrafeira Nacional); Paulo Sottomayor (CEO WINTP – Wine Tourism in Portugal); José Serôdio (CEO Enoteca Clube de Vinhos); Bento Amaral (Director de Serviços Técnicos e de Certificação do IVV); Rubina Vieira (responsável do Gabinete de Ações Educativas do IVBAM); Domingos Soares Franco (Diretor de Enologia da José Maria da Fonseca); Luís Souto (Empresário e Vice- Presidente da APENO); o Sommelier António Lopes; Bento dos Santos (Produtor de vinhos e Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia); e as duplas Chef de Cozinha / Sommelier João Rodrigues e André Figuinha (do restaurante Feitoria, em Lisboa); e Rui Paula e Carlos Monteiro (da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira).