APHORT: “Os empresários devem preparar-se para um inverno e uma primavera muito duros”

A Ambitur retoma a conversa com as associações nacionais ligadas ao setor do turismo para conhecer melhor o trabalho que estas têm feito durante a pandemia da Covid-19.

Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo, afirma que as expectativas em relação a este verão “eram muito baixas, pelo que o resultado foi melhor do que esperado”. Mas admite que a situação mais complicada tenha sido a da hotelaria das cidades, “onde a procura esteve a níveis inferiores aos dos piores meses da época baixa”.

O dirigente associativo reconhece que, nas atuais circunstâncias é impossível fazer previsões pois a imprevisibilidade é enorme. Mas “os sinais que existem, nomeadamente no negócio das companhias aéreas, dão-nos uma visão dura dos próximos meses”, adianta. Rodrigo Pinto Barros não tem dúvidas de que “num cenário que consideramos realista, os empresários devem preparar-se para um inverno e uma primavera muito duros”.

Da parte da APHORT, o responsável garante que tem havido um trabalho no sentido de dar as ferramentas necessárias aos seus associados, para que possam “responder às transformações que surgiram e vão surgir, nos negócios. Rodrigo Pinto Barros sublinha: “Há um futuro a construir e queremos acompanhá-los de perto”.