A Associação de Promoção da Madeira (AP), em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), apresentou ontem um programa de e-learning dirigido aos agentes de viagens nacionais, com a designação de “Madeira Specialist”. Roberto Santa Clara, diretor executivo da AP, explicou que o ano 2017 “foi um ano de crescimento” para o destino da Madeira: “Recebemos cerca de 248 mil hóspedes portugueses e mais de 800 mil dormidas”.
O responsável acredita que a formação sobre este destino é “muito importante” e esta plataforma vem “dar ferramentas aos profissionais de turismo para uma boa comercialização.”
Uma aplicação que surge do seguimento da anterior, lançada em 2016, que “não foi atualizada, e acabou por demorar alguns anos a ser concluída”, explica Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT. Hoje, o panorama é diferente: “Existem novos colaboradores nas agências de viagens e a oferta na Madeira atualizou-se. Apresenta uma abordagem mais moderna”, de acordo com os padrões de consumo, e a “nossa plataforma reflete isso mesmo”, conclui.
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) será a entidade que irá administrar o processo formativo do projeto, ficando com a responsabilidade de aferir o percurso formativo dos formandos, a sua avaliação e respetiva emissão e envio dos certificados de conclusão dos cursos constantes da plataforma. A coordenação operacional será feita entre esta entidade e a AP.
Foi Pedro Moita, professor da ESTHE, quem apresentou esta plataforma que “oferece conteúdos divididos em quatro módulos que correspondem a quatro cursos.” Existe um módulo principal com a designação “Destino Madeira” no qual é possível encontrar informação geral sobre o Arquipélago e que permite uma abordagem mais transversal ao destino. Os restantes módulos são dedicados aos eixos de comunicação que a AP tem vindo a utilizar como base da sua comunicação: Mar, Natureza e Lifestyle. Aqui será possível aprofundar o conhecimento em cada uma das temáticas. Adicionalmente, foram ainda desenvolvidas 5 especialidades que são módulos mais reduzidos, mas com informação muito específica sobre Percursos a Pé, Eventos, Floresta Laurissilva, Porto Santo e Golfe, que vão de encontro a alguns nichos de mercado.
Para o docente, “os clientes, quando chegam às agências, já têm muito conhecimento sobre o destino e notamos que, por vezes, falta preparação aos profissionais”. A plataforma vem no sentido de “suprimir esse problema.”
Importa ainda referir que a conclusão do curso será recompensada através de um sistema de premiação para os melhores e mais rápidos formandos. Desta forma, para os 100 mais rápidos estão reservados cabazes recheados de sabores da Madeira, nomeadamente vinho Madeira e bolo de mel, entre outras surpresas. Para o melhor e mais rápido formando está reservado o Grande Prémio que será uma “viagem 5 estrelas” à Madeira e Porto Santo, para duas pessoas, durante sete dias com direito a muitas experiências.
O protocolo que estabelece esta parceria foi assinado no evento de lançamento do projeto pelos representantes das entidades signatárias: Pedro Costa Ferreira pela APAVT, Pedro Moita pela ESHTE e Roberto Santa Clara pela AP.