Apresentação do novo PENT e do financiamento do sector em meados do próximo ano

A apresentação do novo Plano Estratégico Nacional para o Turismo (novo PENT), assim como de um documento que considere os apoios financeiros à sua realização, será feita em meados do próximo, avançou ao ambitur.pt o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, à margem do Congresso da Associação da Hotelaria, que termina hoje em Braga.

De acordo com o responsável, no próximo ano temos dois momentos importantes do ponto de vista da definição de estratégias: um novo quadro comunitário e termina o Plano Estratégico Nacional para o Turismo. Estas são duas matérias que se interligam e se cruzam e a pretexto do Turismo 20/20 quisemos ouvir nas várias regiões dos vários actores aquilo que são as suas preocupações e expectativas à estratégia e ao financiamento. O trabalho desta auscultação a agentes públicos e privados do sector, que ainda não terminou, levará então à definição do novo PENT e de um documento que considere os apoios financeiros à sua realização.

 

De acordo com Adolfo Mesquita Nunes, “a seu tempo apresentaremos os documentos que correspondem à definição das políticas de financiamento e estratégia do turismo. O modelo do actual PENT parecia-me desadequado, vamos trabalhar no sentido de dotar o sector do turismo de instrumentos de estratégia mais completos e dinâmicos. Estes documentos são para apresentar a meio do próximo ano”.

O responsável também aponta este momento para definição de novas formas de colaboração entre sector público e privado na área da promoção externa. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, “temos um momento importante para trabalhar esse instrumento que é na definição do novo quadro comunitário. Vamos esperar então um pouco mais porque é nesse seio que faz sentido que se criem novas dinâmicas de colaboração entre público e privados para efeitos para promoção”.

Pedro Chenrim